SOBRE O CURSO

Resultado do processo de acreditação pela Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES):
Decisão: Acreditado
N.º de anos de acreditação: 6
Data de publicação da decisão: 09/12/2020
Prazo de vigência da acreditação: 31/07/2025
Deliberação da A3ES: ACEF/1819/0121502
Relatório de autoavaliação: RAA-ACEF/1819/0121502


Regime/Horário: Diurno
Número máximo de admissões: 20


Em conformidade com os princípios enunciados no EuroPsy – Certificado Europeu de Psicologia, da European Federation of Psychologists’ Associations (EFPA), permitindo o acesso ao estágio da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP).

A área da Psicologia ligada à Justiça apresenta-se no nosso país como uma área emergente a nível profissional, facto que decorre, em muito, da adjacência, cada vez mais evidente entre a Psicologia e a Lei. A preocupação pelo apoio à vítima justiça, pela segurança, bem-estar social, a prevenção criminal faz com que a formação de profissionais na área da psicologia da justiça, com especial foco no estudo das vítimas de violência e de crime, seja uma necessidade crescente, capaz de apoiar expressivamente a cooperação multidisciplinar, ao contribuir com uma perspetiva de estudo e análise mais sociopsicológica dos fenómenos de âmbito jurídico.

A existência de um quadro de docentes com formação especializada na área e a componente prática que é possível ver associada, não só pela existência de uma Clínica Pedagógica de Psicologia, mas pela experiência prática de alguns dos docentes no campo de intervenção da Justiça, como técnicos, peritos forenses ou mesmo psicoterapeutas nestas áreas, credibilizam a vertente do ensino ministrado ao nível deste Mestrado.

Este mestrado, para além de um bom suporte académico, exige um trabalho de investigação contínuo, complementar à atividade letiva. Assim figuram entre os principais objetivos deste Mestrado o aprofundar o conhecimento nos domínios da psicologia ligada à justiça, sendo central para a prossecução deste propósito a capacitação do aluno para a prática de investigação e/ou intervenção com vítimas de violência e de crime.

PLANO DE ESTUDOS

2º Ciclo (Mestrado) · 4 semestres · 120 ECTS
Conforme Despacho n.º 7024/2021, de 15 de julho, Diário da República n.º 136, 2ª série,

Regime/Horário: Diurno
Área científica predominante: Psicologia

* Opção, a escolher, entre:
– Avaliação e intervenção comunitária
– Intervenção psicológica em grupos

Coordenação

Prof.ª Doutora Ana Isabel Sani



SOLICITE INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO:


CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País















Intercâmbio Erasmus+

Os alunos da Universidade Fernando Pessoa (UFP) que cumpram os critérios de elegibilidade dispõem da possibilidade de realizar períodos de estudo e/ou de estágio em mobilidade internacional.

Os períodos de estudo em mobilidade internacional de estudantes são realizados em instituições de ensino superior fora de Portugal com as quais a UFP mantém acordos de intercâmbio de estudantes ao abrigo do Programa Erasmus+ (no espaço Europeu), ou de outros acordos bilaterais de intercâmbio existentes.

Informação sobre programas de mobilidade/intercâmbio estão disponíveis através do Gabinete de Relações Internacionais (ligação).

Condições de Candidatura

CRONOGRAMA E CONDIÇÕES ESPECÍFICAS DE INGRESSO
Consulte a informação na página » Condições de Candidatura de Mestrados 

Preçário

Consulte os valores das propinas adequadas ao seu caso:

AQUI

Empregabilidade & Sucesso Escolar

Dados sobre empregabilidade e sucesso escolar: (PDF).