SOBRE O CURSO

O panorama da comunicação empresarial tem vindo a alterar-se significativamente. Para além da comunicação tradicional – o offline –, surgiu, nas últimas décadas, a comunicação digital – online –, e com ela múltiplas e novas possibilidade de comunicar se abriram.  O vasto leque de opções que cada um desses universos fornece, apela a que as empresas tenham profissionais de comunicação atentos e capazes de abarcarem um amplo universo de competências. As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representam uma enorme fatia do tecido empresarial português. São por definição estruturas pequenas, mas desempenham um importante papel na economia.

A presente pós-graduação, que já vai na sua 6ª edição, visa capacitar pessoas, dando-lhe um perfil profissional capaz de dar resposta às exigências de comunicação desta tipologia de empresa, especialmente aquele universo com um pensamento estratégico sobre as problemáticas da comunicação. Procura-se, neste sentido, dar uma formação de elevado valor que forneça respostas às exigências de um tempo novo. Não raras vezes, o profissional de comunicação numa PME tem que possuir múltiplas competências, que podem ir do Marketing, Publicidade, Design, Redes Sociais, à Organização de Eventos, entre outras. Por conseguinte, as empresas procuram colaboradores capazes de resolverem problemas de comunicação em múltiplas áreas.

A presente pós-graduação dará uma resposta efectiva a essa necessidade, facultando as competências adequadas aos seus alunos. Para tal, tem como suporte duas grandes áreas entre si complementares: uma estratégica e outra operacional. Em ambos os casos, a Publicidade e o Design interagem com vários campos do saber, tais como o Marketing, o Pensamento Estratégico, a Inovação e a Criatividade, a Gestão das Emoções, as Tendências, a Imagem, a Publicidade online, os Medias Inteligentes e as Redes Sociais. Em síntese, visa-se com esta Pós-Graduação formar profissionais de comunicação, desenvolvendo um cruzamento de saberes diversos, contudo importantes para a resolução dos problemas que a comunicação empresarial coloca nos dias de hoje.

Objetivos
– Preparar os jovens licenciados para o mercado de trabalho da comunicação visual;
– Dar uma formação estratégica e operacional sobre as problemáticas da comunicação visual, particularmente da Publicidade e do Design, focalizados na empresa;
–  A aquisição de competências na utilização das ferramentas digitais, especialmente das ferramentas de manipulação / tratamento da imagem;
–  A aquisição de conhecimentos das problemáticas do design gráfico e respectivos suportes de comunicação;
–  A aquisição de práticas levadas a cabo nas organização, gestão e controlo de acções de comunicação empresarial;
–  A correcta compreensão e utilização dos media inteligentes na comunicação (redes sociais).

A QUEM SE DESTINA
A pós-graduação destina-se a todos os detentores de graduação, que procuram uma formação nas áreas da Comunicação Empresarial, Marketing, Publicidade e Design, adequada à sua integração no mundo do trabalho. Face ao espectro abrangente e complementar da pós-graduação, destina-se também a pessoas com formação noutros domínios que pretendam obter conhecimentos nas áreas que esta contempla.

DURAÇÃO
O plano de estudos tem a duração de um semestre, sendo constituído por uma parte curricular de 7 unidades e projeto final.

LOCAL E HORÁRIO
Universidade Fernando Pessoa
Quintas e Sextas-feiras: 18:00 – 22:00

VAGAS
15 vagas.
número mínimo de alunos para a realização do curso: 8 alunos

CERTIFICADO
A conclusão do curso com aproveitamento confere diploma de pós-graduação.

PLANO DE ESTUDOS

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Do mercado ao mercado
– Empresa, publicidade e design: perspectivas de análise
– Z criativo e percursos de trabalho agência-cliente
– Da ideia ao manifesto base publicitário

Estratégia criativa publicitária
– Análise da marca e da sua envolvente: mercado, concorrência e consumidor
– Plataforma estratégica da marca: benefícios, valores e personalidade da marca
– Universo criativo da marca: cenários, narrativas e formatos

Tendências e Arte Urbana
– Street Style / Street Art
– A Arte Pública como Discurso / “Street Style” como intervenção política
– Representação individual / criação de comunidades / a cidade como museu vs realidade

O desafio da gestão de emoções
– O CORE do “Capital Psicológico”: Confiança, Otimismo, Resistência e Equilíbrio
– Inteligência e competência emocional
– Desenvolver competências emocionais pessoais e sociais

Escrita criativa e publicidade
– Mecanismos de produção textual publicitária sob constrangimento
– Combinatória e generatividade no texto publicitário
– Apropriação e cultura do remix na Publicidade
Marketing pós-digital: tecnologia e criatividade
– Comunicação interactiva: realidade aumentada
– Experiências imersivas: realidade virtual
– Conectividade inteligente: Internet das Coisas

Publicidade, Criatividade e Inovação
– Criatividade e a emergência das ideias, no processo de trabalho
– Inovação, criatividade e vantagem competitiva
– A publicidade rumo ao futuro

Tratamento de imagem
– Composição e produção digital de imagem
– Manipulação de ficheiros digitais
– Tratamento digital de imagem e vetores

Arte final / pré-impressão
– Fundamentos de Pré-impressão
– Tratamento de ficheiros para impressão
– Extensões de ficheiro e Arte Finalização

Design Gráfico 1
– Design gráfico e identidade corporativa
– Signos identificadores básicos
– Suportes e aplicações (off e online)

Design Gráfico 2
– Conceito de cartaz e outros suportes
– Composição visual e verbal
– Composição tipográfica, contraste e cor

Gestão de Redes Sociais
– Elaboração de estratégias de marketing digital
– Social advertising: facebook, twitter, linkedin, instagram
– Content marketing.

Search Engine Marketing
– Search Engine Marketing
– Search Engine Optimization (SEO)
– Search Engine Advertising (SEA)

Eventos e planeamento estratégico
– Caraterização dos eventos, equipa, público e divulgação
– Orçamento, produção e control
– O caso TEDx Porto

Médias inteligentes (Media Intelligence)
– Dar poder a uma história (Power you story)
– Monitorização, análise e medição de social ROI
– O conhecimento gerado a partir da gestão e análise de informação (media Insights)

 

CORPO DOCENTE

Amílcar Gomes · António Castro ·  Emanuel Grilo · Francisco Mesquita · Joana Matos · Nadine Trigo · Norberto Amaral · Paulo Cardoso · Uriel Oliveira 

COORDENAÇÃO

Prof. Doutor Francisco Mesquita

Envie o formulário para ser contactado.


CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País















CONDIÇÕES DE CANDIDATURA

De acordo com os Estatutos da Universidade Fernando Pessoa – n.º 3, do artigo 5.º, do Aviso n.º 19673/2009, de 26 de Outubro – a instituição está autorizada a organizar cursos de pós-graduação a que correspondem certificados ou diplomas livremente definidos.

Critérios de admissão:
– Análise de currículo académico e profissional,
– Entrevista pessoa, quando necessário.

Nota: São valorizados candidatos que sejam graduados áreas da comunicação empresarial (Design, Marketing, Relações Públicas, Publicidade, Redes Sociais, entre outras. Não obstante, podem ser considerados candidatos que muito embora não tenham graduação numa dessas áreas especificadas, desenvolvam atividade profissional numa delas, demonstrando elevada competência profissional.

Candidaturas:
Online em: inforestudante.ufp.pt

Documentos necessários:
– Diploma ou certificado comprovativo do grau académico (Consultar Observações 1.1, 1.2 e 1.3)*;
– Certidão de disciplinas (Consultar Observações 1.1, 1.2 e 1.3)*;
– Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, quando aplicável – consultar página do curso  (Consultar Observações 1.2 e 1.3)*;
– Curriculum Vitae (Modelo Europass);
– Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV (originais ou fotocópias autenticadas – Consultar Observação 1.3)*;
– Boletim de Candidatura devidamente preenchido – não aplicável a candidaturas online;
– Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
– Documento de identificação  da União Europeia | Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou, no caso de já estar a residir em Portugal, Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
– Pagamento da Taxa de Candidatura.

*No caso de candidatura online, o documento terá que ser enviado pelo correio para a Academia FP, dentro do prazo de candidatura.

Observações:
1.1. Não aplicável a ex-alunos da UFP;
1.2. Documentos de estabelecimento de ensino:
1.2.1. Portugueses: cópia autenticada num notário, advogado, estação de correios ou Junta de Freguesia;
1.2.2. Estrangeiros: original ou cópia autenticada com a Apostilha da Convenção de Haia no país de realização do curso; caso o país não tenha aderido à Convenção, é aceite uma autenticação pelos serviços oficiais de educação desse país + respetiva autoridade diplomática portuguesa. A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas quantitativa utilizada na avaliação curricular;
1.3. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para uma das línguas aceites, por um tradutor reconhecido pela respetiva entidade diplomática (de acordo com a língua para a qual for traduzida);
1.4. Não é efetuada a devolução de documentação entregue;
1.5. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas.
1.6. Morada para envio de documentação:
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

DATAS E CUSTOS

DATAS

3ª fase de Candidaturas: 20 de JAN 2023 a 06 FEV 2023
Comunicação dos resultados: 09 de FEV. 2023
Matrículas: 10 a 14 de FEV. 2023
Validação da matrícula*: Até 16 de FEV. 2023
Início**: 16 de FEV. 2023.

* Para entrega de cópias autenticadas de documentos emitidos por instituições extracomunitárias e Visto de Estudante, se aplicável.
**A realização do curso obedece a um número mínimo de 8 alunos

VAGAS 3ª Fase
13

* Para entrega de cópias autenticadas de documentos emitidos por instituições extracomunitárias e Visto de Estudante, se aplicável.
**A realização do curso obedece a um número mínimo de 8 alunos

CRONOGRAMA:

MÓDULO “Marketing, Publicidade e Mercado”
Prof. Doutor Francisco Mesquita – Do mercado ao mercado – 16 FEV. 2023
Prof. Doutor Paulo Cardoso – Estratégia criativa publicitária – 2 e 9 MAR. 2023

MÓDULO “Tendências, arte e emoções”
Profª. Doutora Nadine Trigo – 17, 23, 24  FEV. e 2 MAR 2023

MÓDULO ” Publicidade, criatividade e inovação”
Eng. Amílcar Gomes – Marketing pós-digital: tecnologia e criatividade – 3 e 10 MAR. 2023
Prof. Doutor Francisco Mesquita – Criatividade e inovação – 16 e 17 MAR. 2023
Prof. Doutor António Castro – Escrita criativa – 23 e 24 MAR. 2023

MÓDULO “Ferramentas digitais”
Dra. Joana Matos – 30, 31 MAR. e 13, 14 ABRIL 2023

MÓDULO “Design Gráfico”
Prof. Doutor Francisco Mesquita – 20, 21, 27 e 28 ABR. 2023

MÓDULO “Publicidade online e redes sociais
Dr. Emanuel Grilo – Gestão de redes sociais – 11, 12, 18 e 19 MAI. 2023
Dr. António Castro – Search Engine Marketing – 25, 26, 27 MAI e 1 JUN. 2023

MÓDULO ” Eventos e Medias Inteligentes”
Dr. Uriel Oliveira – Médias inteligentes – 2 e 15 JUN. 2023
Dr. Norberto Amaral – Eventos e planeamento estratégico – 16, 22 e 23 JUN. 2023

TAXAS (2022/23)* **
Taxa de Candidatura: 120€
1ª Matrícula: 250€
Taxa de Frequência:
Pagamento em prestações: 6 prestações de 200€ (primeira prestação paga no ato de matrícula; restantes prestações pagas até ao dia 10 dos meses seguintes)
ou Prestação única:  1050€ (pagamento no ato de matrícula)

* Não há reembolso dos pagamentos efetuados.
** Não dispensa a consulta das Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP.

CONTACTOS

Gabinete de Ingresso
Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
e-mail: ingresso@fundacaofernandopessoa.pt