SOBRE O CURSO

O panorama da comunicação empresarial tem vindo a alterar-se significativamente. Para além da comunicação tradicional – o offline –, surgiu, nas últimas décadas, a comunicação digital – online –, e com ela múltiplas e novas possibilidade de comunicar se abriram.  O vasto leque de opções que cada um desses universos fornece, apela a que as empresas tenham profissionais de comunicação atentos e capazes de abarcarem um amplo universo de competências. As Pequenas e Médias Empresas (PMEs) representam uma enorme fatia do tecido empresarial português. São por definição estruturas pequenas, mas desempenham um importante papel na economia.

A presente pós-graduação visa capacitar pessoas, dando-lhe um perfil profissional capaz de dar resposta às exigências de comunicação desta tipologia de empresa, especialmente aquele universo com um pensamento estratégico sobre as problemáticas da comunicação. Procura-se, neste sentido, dar uma formação de elevado valor que forneça respostas às exigências de um tempo novo. Não raras vezes, o profissional de comunicação numa PME tem que possuir múltiplas competências, que podem ir do Marketing, Publicidade, Design, Redes Sociais, à Organização de Eventos, entre outras. Por conseguinte, as empresas procuram colaboradores capazes de resolverem problemas de comunicação em múltiplas áreas.

A presente pós-graduação dará uma resposta efectiva a essa necessidade, facultando as competências adequadas aos seus alunos. Para tal, tem como suporte duas grandes áreas entre si complementares: uma estratégica e outra operacional. Em ambos os casos, a Publicidade e o Design interagem com vários campos do saber, tais como o Marketing, o Pensamento Estratégico, a Inovação e a Criatividade, a Gestão das Emoções, as Tendências, a Imagem, a Publicidade online, os Medias Inteligentes e as Redes Sociais. Em síntese, visa-se com esta Pós-Graduação formar profissionais de comunicação, desenvolvendo um cruzamento de saberes diversos, contudo importantes para a resolução dos problemas que a comunicação empresarial coloca nos dias de hoje.

Objetivos
– Preparar os jovens licenciados para o mercado de trabalho da comunicação visual;
– Dar uma formação estratégica e operacional sobre as problemáticas da comunicação visual, particularmente da Publicidade e do Design, focalizados na empresa;
–  A aquisição de competências na utilização das ferramentas digitais, especialmente das ferramentas de manipulação / tratamento da imagem;
–  A aquisição de conhecimentos das problemáticas do design gráfico e respectivos suportes de comunicação;
–  A aquisição de práticas levadas a cabo nas organização, gestão e controlo de acções de comunicação empresarial;
–  A correcta compreensão e utilização dos media inteligentes na comunicação (redes sociais).

A QUEM SE DESTINA
A pós-graduação destina-se a todos os detentores de graduação, que procuram uma formação nas áreas da Comunicação Empresarial, Marketing, Publicidade e Design, adequada à sua integração no mundo do trabalho. Face ao espectro abrangente e complementar da pós-graduação, destina-se também a pessoas com formação noutros domínios que pretendam obter conhecimentos nas áreas que esta contempla.

DURAÇÃO
O plano de estudos tem a duração de um semestre, sendo constituído por uma parte curricular de 7 unidades e projeto final.

LOCAL E HORÁRIO
Universidade Fernando Pessoa
Quintas e Sextas-feiras: 18:00 – 22:00

CERTIFICADO
A conclusão do curso com aproveitamento confere diploma de pós-graduação.

PLANO DE ESTUDOS

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Do mercado ao mercado
– Empresa, publicidade e design: perspectivas de análise
– Z criativo e percursos de trabalho agência-cliente
– Da ideia ao manifesto base publicitário

Estratégia criativa publicitária
– Análise da marca e da sua envolvente: mercado, concorrência e consumidor
– Plataforma estratégica da marca: benefícios, valores e personalidade da marca
– Universo criativo da marca: cenários, narrativas e formatos

Tendências e Arte Urbana
– Street Style / Street Art
– A Arte Pública como Discurso / “Street Style” como intervenção política
– Representação individual / criação de comunidades / a cidade como museu vs realidade

O desafio da gestão de emoções
– O CORE do “Capital Psicológico”: Confiança, Otimismo, Resistência e Equilíbrio
– Inteligência e competência emocional
– Desenvolver competências emocionais pessoais e sociais

Escrita criativa e publicidade
– Mecanismos de produção textual publicitária sob constrangimento
– Combinatória e generatividade no texto publicitário
– Apropriação e cultura do remix na Publicidade
Marketing pós-digital: tecnologia e criatividade
– Comunicação interactiva: realidade aumentada
– Experiências imersivas: realidade virtual
– Conectividade inteligente: Internet das Coisas

Publicidade, Criatividade e Inovação
– Criatividade e a emergência das ideias, no processo de trabalho
– Inovação, criatividade e vantagem competitiva
– A publicidade rumo ao futuro

Tratamento de imagem
– Composição e produção digital de imagem
– Manipulação de ficheiros digitais
– Tratamento digital de imagem e vetores

Arte final / pré-impressão
– Fundamentos de Pré-impressão
– Tratamento de ficheiros para impressão
– Extensões de ficheiro e Arte Finalização

Design Gráfico 1
– Design gráfico e identidade corporativa
– Signos identificadores básicos
– Suportes e aplicações (off e online)

Design Gráfico 2
– Conceito de cartaz e outros suportes
– Composição visual e verbal
– Composição tipográfica, contraste e cor

Gestão de Redes Sociais
– Elaboração de estratégias de marketing digital
– Social advertising: facebook, twitter, linkedin, instagram
– Content marketing.

Search Engine Marketing
– Search Engine Marketing
– Search Engine Optimization (SEO)
– Search Engine Advertising (SEA)

Eventos e planeamento estratégico
– Caraterização dos eventos, equipa, público e divulgação
– Orçamento, produção e control
– O caso TEDx Porto

Médias inteligentes (Media Intelligence)
– Dar poder a uma história (Power you story)
– Monitorização, análise e medição de social ROI
– O conhecimento gerado a partir da gestão e análise de informação (media Insights)

 

CORPO DOCENTE

Amílcar Gomes · Cristina Pimentão · Emanuel Grilo · Francisco Mesquita · Joana Matos · Nadine Trigo · Norberto Amaral · Paulo Cardoso · Rui Torres · Uriel Oliveira · Vasco Vasconcelos

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Doutor Francisco Mesquita

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














DATAS E CUSTOS

CANDIDATURAS: até 15 JAN. 19
INÍCIO DE AULAS: FEV. 19

VER TAXAS