Sobre o Curso

ENQUADRAMENTO
O perfil demográfico da nossa população e a longevidade das sociedades contemporâneas, no Espaço Europeu, e não só, têm vindo a incrementar as necessidades de melhores e diferentes cuidados de saúde, fazendo aumentar e segmentar a procura, sobrecarregando os sistemas de saúde, pondo a descoberto as suas debilidades e impreparação, para lidar com a complexidade e a imprevisibilidade de novas patologias associadas à degradação ambiental, e gerando desconfiança pela falta de transparência no crescimento exponencial e insustentável dos custos. Neste contexto, agravado pela pandemia da COVID 19, torna-se imperativo que os sistemas de saúde revejam a sua filosofia, a sua organização e avaliem com mais rigor e profundidade os seus desempenhos. Muitas das atenções têm-se centrado em políticas e processos voltados preferencialmente para a dimensão económico-financeira, com prejuízo da compreensão da natureza social, fundamental e específica dos cuidados de saúde e, por isso, menorizando a importância do seu planeamento e prestação.
Aliada à necessidade de compreensão da natureza cada vez mais tecnológica dos atos médicos e das práticas de cuidados, pretende-se com este curso relevar e partilhar os melhores conhecimentos científicos e técnicos disponíveis, para entender e procurar soluções para situações patológicas, realçando a importância do elemento humano na relação terapêutica com os utentes dos sistemas de saúde, garantindo-lhes mais qualidade, segurança e confiança num exercício clínico, ética, técnica e psicologicamente mais preparado, para lidar com a incerteza e para tomar decisões, baseadas na evidência, que tornem as probabilidades do prognóstico e do diagnóstico menos aleatórias. Esta realidade requer diferentes tipos de recursos, processos, ferramentas e modelos organizacionais, sendo importante que a aprendizagem e a prestação de cuidados, a partir de boas práticas, permitam ganhos de qualidade, tentem baixar os custos, satisfaçam os doentes e as comunidades e melhorem, portanto, os resultados.
Esta edição do MBA, atenta à importância destas novas realidades e à crescente cultura digital da organização dos sistemas de saúde, foca-se essencialmente no planeamento e gestão dos cuidados de saúde, cada vez mais requerentes duma aproximação científica de carácter multidisciplinar.

OBJETIVOS:

O MBA – Curso Avançado de Gestão de Organizações e Serviços de Saúde tem como objetivo global contribuir para a formação de melhores decisores de políticas, de mais competentes gestores e quadros de serviços de saúde, habilitando-os a melhor compreender as mudanças e desafios com que os sistemas de saúde, públicos e privados, estão hoje confrontados, por força da constante evolução e custos da tecnologia médica, da sofisticação dos meios de diagnóstico, de novas terapêuticas cujos preços põem em causa a universalidade do acesso às mesmas, enfim, da preocupante inversão da pirâmide demográfica que  o nosso país, em particular, e a Europa, em geral, registam.   

O MBA pretende, por um lado,  proporcionar aos profissionais de saúde uma reflexão sustentada sobre os vários contextos,  em que exercem a sua atividade,  e, por outro lado, aprofundar e atualizar competências de  gestão a atuais ou futuros gestores de unidades de saúde.

Nunca como atualmente foi tão imperativa a necessidade de mudança e de construção de um novo modelo, em que a integração dos cuidados e as questões da humanização e do profissionalismo ocupem o lugar central que lhes é devido, todavia, sem descurar o quadro político e orçamental que as condicionam.  

A QUEM SE DESTINA
» O MBA destina-se preferencialmente a médicos e aos profissionais de saúde mais diretamente envolvidos na prestação de cuidados, mas acolherá também outros diplomados que se relacionem, a diferentes níveis, com o sector da saúde.

REGIME DE LECIONAÇÃO
» Misto (presencial e online): aulas síncronas na plataforma Zoom-Colibri; ensino/aprendizagem assíncrona na plataforma Canvas (UFP-UV).

DURAÇÃO
» 250 HORAS (60 ECTS).

CARGA HORÁRIA

  • Aulas: 214 h ( 154 presenciais +  60 online)
  • Seminários: 20h ( 12 presenciais + 8 online)
  • Monografia (Trabalho individual de conclusão do MBA): 16 h.

HORÁRIO
» Sextas-feiras: 18h00 às 22h00 e Sábados: 09h00 às 13h00.

VAGAS
» 40

ORGANIZAÇÃO E CERTIFICAÇÃO
» Faculdade de Ciências da Saúde – Universidade Fernando Pessoa.

 

Conteúdos Programáticos

UNIDADES CURRICULARES ECTS

Docentes: Prof Doutor Eurico Castro Alves
» 16h de aulas + 2 h de avaliação

1.1. Introdução à política de saúde.
1.2. As políticas da saúde, em Portugal.
1.3. As políticas da saúde, no contexto europeu.
1.4 Conceito de sistema de saúde e seus objetivos.
1.5. Funções dos sistemas de saúde: eficiência e equidade.
1.6. Criação e evolução dos sistemas de saúde: tipologia dos sistemas de saúde.
1.7. Sistema nacional de saúde e sustentabilidade do SNS.
1.8. Avaliação de sistemas de saúde.


Docentes: Prof. Doutor José Manuel Calheiros, Prof. Doutor Agostinho Monteiro e Prof. Doutor Luís Martins
» 16h de aulas + 2 h de avaliação

2.1. Saúde pública e prevenção da doença.
2.2. Associações de doentes e o seu papel na estruturação e melhoria dos cuidados.
2.3. Envelhecimento e novos desafios da gestão da saúde.
2.4. Fatores de risco.


Docentes: Prof. Doutor Agostinho Monteiro, Prof. Doutor Luís Martins e Prof. Doutor Rui Medeiros
» 16h de aulas + 2 h de avaliação.

3.1. Epidemias, pandemias e endemias.
3.2. Compromisso dos doentes, da família e da comunidade.
3.3. Envelhecimento e novos desafios na gestão da saúde.
3.4. Indicadores de saúde.
3.5. Fatores de risco.


Docentes: Prof.ª Doutora Susana Teixeira
» 16h de aulas + 2 h de avaliação.

3.1 Ética e bioética em cuidados de saúde.
3.2. Medicina narrativa e deontologia profissional.
3.3. Responsabilidade social dos profissionais de saúde.


Docentes: Prof.ª  Doutora Ana Povo e Prof. Doutor João Moreira Pinto
» 18h de aulas: 8h presenciais + 8h online + 2 h de avaliação

4.1. A governance e a accountability dos sistemas e instituições de saúde.
4.2. Governação clínica e boas práticas terapêuticas.
4.3. A compliance em saúde.


Docentes: Prof. Doutor Tiago Taveira e Prof.ª Doutora Rita Veloso
» 18h de aulas: 12h presenciais + 4h online + 2 h de avaliação

5.1. Medição e indicadores em saúde.
5.2. Logística e serviços gerais.
5.3. Gestão de operações.
5.4. Inovação tecnológica e mudança de clima organizacional: a digitalização em saúde e a inteligência artificial.


Docentes: Prof.ª Doutora Fátima Rocha e Drª Rita Moreira
» 18h de aulas: 12h presenciais + 4h online + 2 h de avaliação

6.1. Economia da saúde e fontes de financiamento.
6.2. Modelos de pagamento dos serviços.
6.3. O financiamento dos cuidados de saúde primários.
6.4. O financiamento dos hospitais.
6.5. Finanças e contabilidade em saúde.


Docentes: Prof.ª Doutora Sandra Bernardo e Dr. Franclim Ramos.
» 18h de aulas: 12h presenciais + 4h online + 2 h de avaliação

7.1. Fundamentos e tendências atuais na gestão de organizações públicas e não públicas.
7.2. Reorganização do SNS: a direção executiva e os desafios da gestão em saúde.
7.3. Do modelo hospitalocêntrico às unidades locais de saúde (ULS)
7.4. Integração de cuidados: o diálogo entre os cuidados de saúde primários e os cuidados de agudos.
7.5. Gestão de recursos humanos.


Docentes: Prof. Doutor Silvério Cordeiro e Prof. Doutor Pedro Cunha
» 16h de aulas + 2 h de avaliação.

8.1. Gestão e liderança em organizações de saúde.
8.2. Competências de liderança excecional para executivos em saúde.
8.3. Elementos e fatores de motivação nas organizações e sistemas de saúde.
8.4. Inteligência emocional, motivação e gestão de equipas em saúde..
8.5. Construção da confiança e gestão de conflitos.


Docentes: Prof.ª Doutora Ana Salazar e Prof.ª Doutora Sofia Gaio
» 18h de aulas: 8h presenciais + 8h online + 2 h de avaliação

9.1. Gestão estratégica da comunicação.
9.2. Comunicação em saúde.
9.3. Avanços na comunicação em saúde.
9.4. Marketing de empresas farmacêuticas.


Docentes: Prof. Doutor Pedro Barata e Prof.ª Doutora Ana Povo
» 18
h de aulas: 8h presenciais + 8h online + 2 h de avaliação

10.1. Estatuto e enquadramento regulamentar do medicamento e dos dispositivos médicos.
10.2. O processo de autorização de introdução de medicamentos no mercado.
10.3. Valor terapêutico e posicionamento no mercado do medicamento.
10.4. Políticas de saúde e financiamento do medicamento.
10.5. Desenvolvimento de dispositivos médicos.
10.6. Inovação na indústria farmacêutica e na indústria dos dispositivos médicos.


Docentes: Dr. Renato Matos
» 18h de aulas: 8h presenciais + 8h online + 2 h de avaliação

10.1. Estatuto e enquadramento regulamentar do medicamento e dos dispositivos médicos.
10.2. O processo de autorização de introdução de medicamentos no mercado.
10.3. Valor terapêutico e posicionamento no mercado do medicamento.
10.4. Políticas de saúde e financiamento do medicamento.
10.5. Desenvolvimento de dispositivos médicos.
10.6. Inovação na indústria farmacêutica e na indústria dos dispositivos médicos.


Docentes: Dr. Renato Matos
» 18h de aulas: 8h presenciais + 8h online + 2 h de avaliação

11.1. Génese e natureza do direito em saúde.
11.2. Registos de saúde e proteção de dados.
11.3. Responsabilidade moral, disciplinar, civil e penal.
11.4. Estudo de casos e de jurisprudência.


Docentes: Prof.ª Doutora Pilar Baylina e Dr. John Preto
» 18h de aulas: 8h presenciais + 8h online + 2 h de avaliação

12.1. Normas e processos da gestão da qualidade.
12.2. Gestão da qualidade aplicável às organizações e serviços de saúde.
12.3. Relações e implicações dos sistemas de qualidade na gestão de unidades de saúde.


Docentes: Prof.  Doutor Rui Medeiros
» 18h de aulas: 8h presenciais + 8h online + 2 h de avaliação


Coordenadores: Prof. Doutor  Eurico Castro Alves
» 20h de aulas: 8h presenciais + 12h online


AVALIAÇÃO DAS UNIDADES CURRICULARES

A avaliação das unidades curriculares será realizada, pelo menos, uma semana após a lecionação e pode incluir perguntas de escolha múltipla (30%) e perguntas abertas (60%), restando, no máximo, 10% para a assiduidade.

A aprovação em cada uma das unidades é efetuada na escala numérica inteira de 10 a 20 valores.

Os alunos que não tenham obtido aprovação em unidades curriculares poderão efetuar uma prova de recurso, no final do respetivo semestre, de acordo com o regulamento da UFP. 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO E MÉDIA FINAL

A proposta contendo o projeto  da Monografia e o plano do trabalho para conclusão do curso terá entre 600 e 900 palavras. A Monografia terá entre 3 500  e  5 000 palavras na fonte Times New Roman 12 a 1,5 de espaços, com margens não superiores a 2,5 cm. Ela deverá evidenciar o conhecimento de cada aluno na (s) metodologia (s) quantitativa e (ou) qualitativa e nas normas de escrita de trabalhos científicos, e será apreciada pela comissão coordenadora. Em caso de não aprovação, será reformulada no prazo de 30 dias a partir da data de decisão.

A entrega, em formato digital, deverá ocorrer até o dia 30 de outubro de 2024, na Secretaria das Pós-Graduações da UFP, ao que se seguirá a nomeação do júri da prova pública de defesa da Monografia.

No caso de o trabalho não reunir, segundo o júri nomeado, as condições mínimas, para poder ser publicamente avaliado,  poderá ser dada ao candidato  a possibilidade de reformulá-lo, no prazo máximo de 60 dias.

A análise e discussão pública da Monografia ocorrerão no prazo máximo de 30 dias seguidos, contados a partir da data da sua entrega e terá a duração máxima de 60 minutos, compreendendo uma apresentação sucinta pelo candidato (a) no tempo máximo de 15 minutos, seguida das intervenções do 1º arguente (15 minutos) e do candidato(a) 15 minutos. Para o orientador e para o presidente do Júri restam 5 minutos para cada um  e igual tempo para o candidato (a) responder.

Coordenação

Coordenação científico-pedagógica:
»
Prof. Doutor Eurico Castro Alves
» Prof. Doutor Pedro Barata
» Prof. Doutor Sofia Gaio

Corpo Docente

Médico cirurgião, Doutorado em Ciências Médicas,  ex- Presidente do INFARMED, ex-Secretário de Estado da Saúde, Presidente da Convenção Nacional de Saúde, Professor convidado da UFP.

Médico Internista, Doutorado em Medicina, Professor aposentado da Faculdade de Medicina do Porto, ex- Presidente da Sociedade Portuguesa da Hipertensão, ex-Diretor Clínico do Hospital-Escola da Fundação Fernando Pessoa, Professor convidado da UFP.

Médico de Saúde Pública, Doutorado em Antropologia Médica, ex-Diretor e Professor do curso de Medicina da UBI, Professor da UFP.

Médico Cardiologista, Doutorado em Medicina, ex-Diretor do Serviço de Cardiologia do Centro Hospitalar de Entre-Douro-e-Vouga, ex-Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão,  ex-Diretor da Faculdade de Ciências da Saúde da UFP, ex-Diretor Clínico do Hospital-Escola da Fundação Fernando Pessoa, Coordenador do Serviço de Cardiologia do Hospital-Escola da FFP, Professor convidado da UFP.

Médica Cirurgiã,  Doutorada em Medicina. Assistente Hospitalar do Centro Hospitalar e Universitário do Porto. Professora Auxiliar Convidada do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, Professora convidada da UFP.

Médico de MGF, Doutorado em Medicina, Fundador da MTG – Research and Development Lab, Professor  da UFP.

Membro do Conselho de Administração da ULS Santo António.

Médico Interno de Patologia Clínica, Doutorado em Ciências Farmacêuticas, Professor da UFP.

Especialista em Virologia, Doutorado em Biologia Humana, Investigador do Centro de Investigação do IPO-Porto, Professor da UFP.

Doutorado em Políticas de Administração Pública, ex-Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Vila Nova de Gaia-Espinho, Professor convidado da UFP.

Doutorada em Gestão, Professora da UFP.

Doutorada em Gestão Industrial, Professora da UFP.

Doutorada em Economia, Professora da UFP.

Membro da Direção Executiva do SNS.

Prof.ª Doutora Susana Teixeira, Doutorada em Bioética, Professora da UFP

Cirurgião Pediátrico, Doutorado em Medicina, ex-Diretor Clínico do Hospital-Escola da Fundação Fernando Pessoa, Professor  da UFP.

Doutorada em Economia, Professora da UFP.

Médico especialista em Anatomia Patológica, ex-Presidente da ULS Alto Minho, Presidente da Competência Gestão  Serviços Saúde da Ordem dos Médicos.

Doutorado em Psicologia Social, Professor da UFP.

Doutorada em Saúde Pública – Administração e Política em Saúde, Professora da Escola Superior de Saúde do IPP e Professora  convidada da UFP.

Fundador e ex-Diretor do CRI de Obesidade do CHUSJ, Diretor Clínico do Hospital-Escola da Fundação Fernando Pessoa, Professor convidado da UFP.

Condições de Candidatura

De acordo com os Estatutos da Universidade Fernando Pessoa – n.º 3, do artigo 5.º, do Aviso n.º 19673/2009, de 26 de Outubro – a instituição está autorizada a organizar cursos de pós-graduação a que correspondem certificados ou diplomas livremente definidos.

HABILITAÇÕES DE ACESSO
O MBA destina-se, preferencialmente, a médicos e aos profissionais de saúde mais diretamente envolvidos na prestação de cuidados, mas acolherá também outros diplomados que trabalhem, direta ou indiretamente, no setor da saúde.

DOCUMENTAÇÃO

  • Diploma ou certificado comprovativo do grau académico (Consultar Observações 1.1, 1.2 e 1.3)*;
  • Certidão de disciplinas (Consultar Observações 1.1, 1.2 e 1.3)*;
  • Cópia autenticada do Cartão da Ordem Profissional, quando aplicável – consultar página do curso  (Consultar Observações 1.2 e 1.3)*;
  • Curriculum Vitae (Modelo Europass);
  • Elementos comprovativos das atividades indicadas no CV (originais ou fotocópias autenticadas – Consultar Observação 1.3)*;
  • Boletim de Candidatura devidamente preenchido – não aplicável a candidaturas online;
  • Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Documento de identificação  da União Europeia | Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou, no caso de já estar a residir em Portugal, Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Pagamento da Taxa de Candidatura.

Observações*:

1.1. Não aplicável a ex-alunos da UFP;
1.2. Documentos de estabelecimento de ensino:
1.2.1. Portugueses: cópia autenticada num notário, advogado, estação de correios ou Junta de Freguesia;
1.2.2. Estrangeiros: original ou cópia autenticada com a Apostilha da Convenção de Haia no país de realização do curso; caso o país não tenha aderido à Convenção, é aceite uma autenticação pelos serviços oficiais de educação desse país + respetiva autoridade diplomática portuguesa. A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas quantitativa utilizada na avaliação curricular;
1.3. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para uma das línguas aceites, por um tradutor reconhecido pela respetiva entidade diplomática (de acordo com a língua para a qual for traduzida);
1.4. Não é efetuada a devolução de documentação entregue;
1.5. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas.

Datas e Taxas Escolares

DATAS
» Candidatura: até 23 de FEV.
» Início do curso: 1 de MAR. 2024 *

*
A realização do curso obedece a um número mínimo de 12 alunos.

TAXAS
» Taxa de Candidatura: 150€
» Taxa de Matrícula: 350

» 
Propina:

  • Pronto pagamento: 4.000€ (pagamento no ato da matrícula)
  • Prestações – 4.500 €, paga em 10 x 450€ (primeira prestação paga no ato de matrícula; restantes prestações pagas até ao dia 10 dos meses seguintes)

Ressalva-se::
– Não há reembolso dos pagamentos efetuados.
– Não dispensa a consulta das Normas Gerais Relativas ao Pagamento das Taxas Escolares na UFP.

Contactos

Gabinete de Ingresso
Universidade Fernando Pessoa
Praça 9 de Abril, 349 | 4249-004 Porto
ingresso@fundacaofernandopessoa.pt
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CandidatoProfissionalOutro


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