SOBRE O CURSO

Atendendo à importância crescente da reabilitação urbana no sector da construção, julga-se pertinente a realização de uma nova edição da Pós-Graduação em Reabilitação do Património Construído.

A Pós-graduação é composta por 9 unidades curriculares, abrangendo as principais especialidades da reabilitação e conservação de edifícios e estruturas, nomeadamente a arquitetura, as estruturas em alvenaria de pedra, madeira e betão armado, as patologias mais frequentes, as técnicas e os materiais mais adequados, as questões associadas à segurança contra incêndios, à térmica e à acústica, bem como as particularidades do licenciamento, do mercado imobiliário e do investimento na reabilitação.

Objetivos
Pretende-se reforçar os conhecimentos nas questões específicas relacionadas com a reabilitação do património construído, sendo privilegiada uma perspetiva prática, nomeadamente recorrendo-se à apresentação de exemplos concretos e à realização de visitas de estudo.

Em particular, a Pós-graduação visa o conhecimento e o domínio:

  • Das causas que estão na origem da degradação dos edifícios;
  • Das características construtivas do parque edificado português;
  • Dos métodos de inspeção, diagnóstico e intervenção no edificado;
  • Dos processos e técnicas de reabilitação de elementos estruturais e não estruturais;
  • Dos cuidados e das soluções alternativas para a manutenção e gestão das construções;
  • Das especificidades da elaboração dos projetos de reabilitação;
  • Das técnicas e materiais inovadores para a reabilitação sustentável das construções;
  • Do licenciamento, do mercado imobiliário e do investimento na reabilitação

A QUEM SE DESTINA
A Pós-Graduação destina-se a Engenheiros, Engenheiros Técnicos, Arquitetos e outros profissionais com experiência e interesse no setor da construção e a alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura.

Nota: Caso não seja detentor de curso equiparado a licenciatura ou bacharelato, poderá candidatar-se ao curso e, sendo aceite, frequentá-lo na qualidade de especialização.

DURAÇÃO
16 semanas x 10h/semana, de 18 de outubro de 2018 a 23 de fevereiro de 2019

LOCAL E HORÁRIO
As atividades letivas decorrem na Universidade Fernando Pessoa.
Qui. e Sex.: 20:00-23:00 | Sáb.: 09:00-13:00

CERTIFICADO
A avaliação às nove unidades que compõem a Pós-graduação em Reabilitação do Património Construído é realizada através de um trabalho ou de um teste de avaliação no final de cada unidade, dependendo da opção de cada docente. A conclusão do curso e respetiva avaliação com aproveitamento confere certificado de pós-graduação.

APOIOS
Apoio institucional: OET – Ordem dos Engenheiros Técnicos · Porto Vivo · SRU – Sociedade de Reabilitação Portuense S.A · AICCOPN · CICCOPN
Apoios: JOFERFIL · APCMC ·  ASL & Associados · STAP · AOF · Lusocol · 3M2P · SENQUAL Group

CORPO DOCENTE

Arq. Adriana Floret (Associação Portuguesa para a Reabilitação Urbana e Proteção do Património) · Prof. Doutor Álvaro Santos (UFP) · Profª. Doutora Celeste Almeida (UFP) · Eng. Esmeralda Paupério (Instituto da Construção – FEUP) · Prof. Doutor José Coimbra (UFP) · Coronel José Manuel Silva (Bombeiros Sapadores do Porto) · Prof. Doutor Miguel Ferreira (UFP) · Arq. Pedro Santiago (UFP) · Eng. Ricardo Santos (CEO Rielza Lda.)· Profª. Doutora Sara Sucena (UFP)

COORDENAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO

Prof. Doutor Miguel Branco Teixeira (Eng. Civil; Coordenador de Engenharia Civil da UFP) · Prof. Doutor Luís Pinto de Faria (Arquiteto; Coordenador de Arquitetura e Urbanismo da UFP)· Prof. Doutor Álvaro Santos (Eng. Civil; coordenador do Departamento de Reabilitação Urbana do Observatório Autarquias Locais)

Envie o formulário para ser contactado pela coordenação do curso



CandidatoProfissionalOutro


PortugalPaís UEOutro País














DATAS E CUSTOS

Edição 2019-20
CANDIDATURAS: até 5 FEV. 19 (online) | até 7 FEV. 19 (presencial)
INÍCIO DE AULAS*: 14 FEV. 19

* A realização do curso obedece a um número mínimo de alunos.

VER TAXAS