Investigação em gerodontologia com apoio do PASOP

O artigo “Perfil de cárie dentária numa população idosa institucionalizada do Norte de Portugal/Dental tooth decay profile in an institutionalized elder population of Northern Portugal”, publicado em Março deste ano na Brazilian Dental Science, fez parte de um estudo mais abrangente realizado pela Prof.ª Doutora Sandra Gavinha no âmbito de uma investigação epidemiológica na área de gerodontologia.

Para a parte de recolha de dados a equipa de investigação contou com a unidade móvel do Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública (PASOP) da Universidade Fernando Pessoa, espaço onde foram possíveis observações clínicas com equipamento dentário e boas condições de iluminação.

O objetivo do estudo foi avaliar o perfil de cárie dentária numa população idosa institucionalizada do norte de Portugal. Permitiu concluir que a prevalência de cárie dentária nesta população idosa institucionalizada do Norte de Portugal é alta, principalmente devido à má higiene oral e hábitos associados ao uso de próteses parciais removíveis esqueléticas. Idosos institucionalizados precisam de protocolos adaptados às suas necessidades de saúde oral e esforços integrados nas instituições para atender efetivamente às necessidades relacionadas com o declínio das funções fisiológicas do idoso, cognitivas e motoras (deterioração do envelhecimento).

Artigo disponível aqui.