Investigação UFP publicada em revista da Elsevier

“The interplay between autophagy and apoptosis mediates toxicity triggered by synthetic cathinones in human kidney cells” é o título do artigo científico que resulta de um projeto desenvolvido na Unidade de Investigação UFP em Energia, Ambiente e Saúde (FP-ENAS), liderado pela Profª Doutora Márcia Carvalho (à esquerda na foto) e que contou com a colaboração da Profª Doutora Anabela Castro (à direita na foto). O projeto recebeu o apoio financeiro da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), no âmbito dos projetos UID/Multi/04546/2019 e UIDB/04378/2020.

A investigação, que decorreu nos anos letivos 2017/18 e 2018/19, visou avaliar a toxicidade renal induzida in vitro pelas catinonas sintéticas, uma nova classe de substâncias psicoativas que emergiu no mercado das drogas recreativas devido aos seus efeitos estimulantes semelhantes aos de anfetaminas sobejamente conhecidas. Procurou ainda explorar os mecanismos de toxicidade subjacentes, particularmente a ocorrência e contribuição de vias autofágicas e apoptóticas, bem como o papel do stresse oxidativo na regulação destas vias.

O artigo, publicado em 2020 na revista “Toxicology Letters”, da editora Elsevier, tem como primeiros autores os alunos do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da UFP – Isa Vaz e Tiago Carvalho – que desenvolveram a investigação no âmbito das respetivas dissertações de mestrado sob a orientação da Profª Doutora Márcia Carvalho.

O artigo poderá ser acedido aqui.