Livro “A Face no Útero: Origem, Evolução e Função”

Durante mais de uma década, o Laboratório de Expressão Facial da Emoção (FEELab) da UFP desenvolveu a investigação “As Expressões Faciais no Útero”,  com recurso a tecnologia de reconhecimento automático e em tempo real através do F-M FACS 4.0 www.facs4.pt e do FaceReader 9.0. 
Foi possível, por exemplo, e pela primeira vez, codificar cientificamente as expressões faciais do feto e através de ecografias 4D. 
Os resultados daquela linha de investigação são apresentados no livro “A Face no Útero: Origem, Evolução e Função”, com 336 páginas ilustradas, e em edições portuguesa e inglesa. 
“A Face no Útero” é um livro escrito pelo Professor Doutor Freitas-Magalhães, docente da UFP, e Diretor do FEELab/UFP. O livro aborda a temática da psicologia pré-natal, ou seja, a influência que o ambiente intrauterino tem no desenvolvimento psicológico do feto.
O livro aborda a temática da relação entre a emoção e a expressão facial no desenvolvimento humano.
De acordo com o autor, desde o útero materno, o ser humano já começa a expressar emoções por meio de sua face, e isso pode influenciar em seu desenvolvimento emocional e social ao longo da vida. O livro apresenta estudos e pesquisas sobre o assunto, além de reflexões teóricas e clínicas.
Além disso, o livro aborda a importância da linguagem não verbal na comunicação humana, e como a capacidade de interpretar as expressões faciais pode ser fundamental para o entendimento de outras pessoas e para o desenvolvimento de relações interpessoais saudáveis.
De acordo com o autor, a face humana é uma das primeiras estruturas visuais que o feto é capaz de distinguir e perceber no útero, e isso pode ter implicações importantes no desenvolvimento emocional e social da criança. O livro explora diversas teorias e estudos que apoiam essa ideia, bem como implicações clínicas e terapêuticas desse conhecimento.