LookCrim na Madeira – Uma Aposta na Psicologia Policial

Em representação da equipa do projeto LookCrim, as docentes da UFP, Profªs. Doutoras Laura Nunes e Alzira Dinis marcaram presença no X Simpósio Nacional de Investigação em Psicologia com o tema Criminalidade no Centro Histórico do Porto e Distribuição de Espaços Físicos.

O Diagnóstico Local de Segurança (DLS) consiste no levantamento de informação que possibilite retratar uma determinada área/comunidade, em termos de criminalidade, vitimação e perceção de segurança, sendo uma avaliação internacionalmente reconhecida como uma mais-valia para as forças policiais.

Através do DLS procurou-se alcançar os objetivos de identificar a perceção das pessoas que residem, trabalham e estudam numa área urbana, sobre segurança e criminalidade, e identificar a satisfação dessa população quanto à atuação policial. Com base no inquérito por questionário sobre uma amostra de 195 participantes com idades entre os 18 e os 87 anos (M = 42.5; DP = 19.9), foram encontradas similaridades aos níveis da perceção dos crimes mais ocorridos, dos mais temidos e da perceção da atuação policial.

Os resultados obtidos permitem extrair conclusões que poderão contribuir para um melhor direcionamento nas modalidades de policiamento a implementar.

Mais informação sobre este projeto de investigação financiado pela FCT, em desenvolvimento na UFP pode ser consultada na página própria do LookCrim (ligação).