Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas em visita ao Campus BIAL

No passado dia 9 de fevereiro, os estudantes do Mestrado Integrado em Ciências Farmacêuticas da Universidade Fernando Pessoa (UFP) visitaram as instalações da indústria farmacêutica BIAL.

Esta iniciativa, promovida pela docente da UFP, Prof. Doutora Márcia Carvalho, teve como objetivo permitir aos alunos o contacto com a realidade da indústria farmacêutica e estimular potenciais interessados por esta área de trabalho.

A visita ao Campus BIAL, na Trofa, em que a empresa investiu, desde 2019, 30 milhões de euros, foi a primeira desde o início da pandemia e constituiu uma boa oportunidade para os alunos verem em primeira mão uma das áreas que foi alvo de expansão das instalações da empresa – o edifício industrial, que conta com uma área de mais de 10 mil metros quadrados. Nesta infraestrutura, o investimento concretizado dá resposta às especificidades de alguns mercados internacionais, como é o caso do norte americano (EUA e Canada), onde o acondicionamento de medicamentos é efetuado em frascos em vez dos tradicionais blisters típicos da Europa.

As novas instalações da BIAL contemplam uma linha automática de embalagem em frascos com capacidade de embalar, em média, 3.000 frascos/hora. A BIAL tem agora condições de produzir e acondicionar a partir de Portugal os dois medicamentos de investigação própria, o Zebinix (acetato de eslicarbazepina) para o tratamento da epilepsia e o Ongentys (opicapona) para o tratamento da doença de Parkinson, que comercializa através de parceiros locais nos Estados Unidos, mercado que em 2021 representou 21% da faturação da empresa.

O nosso muito obrigado ao Dr. Tiago Soares e todos os colaboradores do grupo BIAL pela disponibilidade e simpatia com que nos receberam.