Neuropsicoterapia

17 NOV. 2022 | 11:00-12:00  | Sala Fernando Pessoa | Entrada Livre

Orador Convidado: Prof.ª Doutor Richard Hill

Resumo

Nas últimas décadas, o campo da educação em saúde mental desenvolveu-se sobretudo a partir de metodologias e “escolas terapêuticas” baseadas em cognição e comportamento em ordem a incluir saberes e informações de carácter biológico. A neurociência, que é o estudo do sistema nervoso, desde as células que o formam até as ações e comportamentos que comporta e induz, passou a ser incluida em muitos, senão em todos os campos de estudo terapêutico. Assim, este programa de estudo que ora apresentamos reúne e comporta aportações da Biologia, da Química e da Física, além de saberes sobre o Comportamento, a Anatomia e Fisiologia. O modelo neuropsicoterapêutico está agora sendo expandido para o modelo biopsicossocial, que incorpora disciplinas como Psiconeuroimunologia, Genética e Epigenética e a interação entre sistemas biológicos e o cérebro, por exemplo. o eixo intestino-cérebro. Este novo paradigma é melhor descrito como uma Ciência da Psicoterapia (Neuropsicoterapia) e este curso procura melhorar a nossa compreensão do cérebro e do corpo, como funcionam, e os problemas de saúde que os afetam.

A Neuropsicoterapia abrange todo o sistema psicobiológico e as patologias comuns que o afectam desde o sistema nervoso às perspectivas da neurociência do desenvolvimento, molecular e celular, comportamental e cognitiva e as perspectivas neurocientíficas. O curso explora iogualmente as interações entre o sistema nervoso e outros sistemas do corpo e as lesões e patologias comuns que afetam os sistemas psicobiológicos, e como eles são tratados agora e serão no futuro.

Este programa é predominantemente apresentado online com a possibilidade de algumas apresentações presenciais que podem ser transmitidas ou gravadas



NOTA BIOGRÁFICA:
Reconhecido internacionalmente como um perito em dinâmica humana, comunicação, cérebro e mente. É um conferencista internacional e orador principal sobre os temas da neurociência, genómica psicossocial, desenvolveu cursos especiais de formação para a prevenção do suicídio e é o criador da Abordagem da Curiosidade. Para além de palestras para a profissão psicológica na Austrália e no mundo, Richard tem um forte envolvimento com a comunidade de coaching e negócios.