PASOP apoia o HE-UFP na contenção do Covid-19

Nesta fase de contenção social em que a colaboração e o envolvimento de todos é fundamental, o Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública (PASOP) apoia o Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP) na contenção do Covid-19.

O HE-UFP criou um Plano de Adequação do seu funcionamento face à situação de Contenção Social decretada pelas Autoridades de Saúde Pública:

“O estado de alerta, em que o país se encontra, e a consequente obrigação de todos cumprirmos as recomendações de contenção social, necessária para contrariar a propagação do novo coronavírus COVID-19, exigem-nos tomar medidas de reestruturação temporária do funcionamento do Hospital-Escola da Universidade Fernando Pessoa (HE-UFP), por forma a melhor proteger a saúde de todos os profissionais que aqui trabalham e, por essa via, reforçar a segurança dos pacientes a quem queremos continuar a garantir a qualidade e humanização dos serviços que lhes prestamos.

Neste contexto, o HE-UFP vai adequar a sua atividade assistencial programada (consultas externas, exames, cirurgias e tratamentos) às atuais circunstâncias, de modo a evitar a concentração de pessoas em salas de espera e em circulação pelo hospital; assegurar aos pacientes seguidos no HE-UFP as respostas e os cuidados de que precisam ao nível de tratamentos, exames, vigilância das suas doenças crónicas, diagnósticos urgentes para doenças graves, entre outros.

Assim, a marcação de novas consultas e exames deve ser efetuada, preferencialmente, através do nosso callcenter (222455455) ou do nosso site (http://he.ufp.pt), sendo que os pedidos serão avaliados pela respetiva equipa médica ou de enfermagem, que identificará, caso a caso, os critérios que poderão justificar:

:: O agendamento para a data solicitada;
:: A proposta de agendamento para uma data posterior;
:: A proposta de marcação de uma videoconsulta, se aconselhável;
:: A proposta de reagendamento, caso seja necessário por razões logísticas internas, de cirurgias não urgentes, de consultas e de exames já marcados. Nesta situação, os pacientes serão contactados por telefone ou por sms.

O HE-UFP mantém o seu normal funcionamento, com os recursos necessários, para garantir, em segurança, o atendimento a:

:: Doentes crónicos;
:: Doentes agudos;
:: Doentes para internamento médico;
:: Cirurgias urgentes;
:: Cirurgias eletivas com caráter prioritário;
:: Reavaliação pós-operatória;
:: Outros exames, designadamente de despiste da COVID-19, consultas ou tratamentos inadiáveis, de acordo com critérios, estritamente clínicos, de avaliação de prioridade.


O HE-UFP está a cumprir escrupulosamente as diretivas da Direção Geral de Saúde (DGS), como lhe exige a situação de emergência de saúde pública, que o país atravessa. Contamos convosco; contem connosco, para juntos combatermos a pandemia do coronavirus!”