Projeto de Inserção Social desenvolvido por antigo aluno UFP

Depois de alguns anos a trabalhar na área da construção civil e no setor agro-florestal, Pedro Salvador decidiu voltar a estudar e ingressar na licenciatura em Serviço Social, na unidade de Ponte de Lima, da Universidade Fernando Pessoa.

Ainda durante o curso, o antigo aluno da UFP começou a trabalhar na Gestão de Riscos Profissionais, que exigiu alguma formação extra. A par disto,  procurou desenvolver um projeto de inclusão social.

O “Bar El Caminho – Rota Saudável”, em Ponte de Lima , surge como resposta à necessidade de escoar uma grande variedade de alimentos biológicos, essencialmente, produzidos por agricultores acima dos 60 anos de idade. O objetivo é proporcionar uma alimentação saudável aos peregrinos do Caminho de Santiago, aliada à sabedoria dos mais velhos.

“Acontece que, certas pessoas sentem dificuldade de subsistência, no entanto, têm grandes conhecimentos no que diz respeito à produção de alimentos biológicos, alimentos saudáveis e época certa de produção.”, refere Pedro Salvador.

As obras de remodelação do espaço onde é hoje o “Bar El Caminho – Rota Saudável” foram realizadas por Pedro Salvador e por alguns amigos próximos, que aproveitaram as noites para trabalhar no projeto.

A reabilitação da área foi pensada de forma a desenvolver um ponto de venda físico, para além do online também já a funcionar.