2019 | 5ª Edição

Fundação Fernando Pessoa

Concurso

Apresentação

“Não é a cultura senão o aperfeiçoamento subjectivo da vida.
Esse aperfeiçoamento é directo ou indirecto;
ao primeiro se chama arte, ciência ao segundo.
Pela arte nos aperfeiçoamos a nós;
pela ciência aperfeiçoamos em nós o nosso conceito,
ou ilusão, do mundo.”
Fernando Pessoa
(in Athena)

 

O Concurso Talentos Pessoanos que teve a sua primeira Edição em 2004 e a última organização em 2010, terá um novo formato a partir deste ano. A Pró-Reitoria do Desenvolvimento Institucional decidiu apoiar esta iniciativa, que estava parada há 9 anos,  abrindo a sua participação a um leque mais alargado de concorrentes, podendo participar toda a comunidade pessoana, desde alunos, docentes, funcionários UFP e HE.

Este concurso tem como objetivo  dar a conhecer, difundir e divulgar, com projecção interna e externa, os talentos extra curriculares e profissionais de toda a comunidade pessoana.

Nesta quinta edição teremos a concurso as seguintes áreas:

  1. Fotografia
  2. Pintura
  3. Poesia
  4. Vídeo

As obras, somente aquelas que forem seleccionadas pelo júri, ficarão expostas, no átrio da Sede, durante a semana das Comemorações da Universidade Fernando Pessoa, que normalmente decorre em Junho.
A atribuição dos prémios, de valor monetário (500€ por categoria) será realizada durante a Cerimónia de Entrega de Diplomas.

PARTICIPE!

Áreas a Concurso

Pintura e Fotografia: Os trabalhos deverão ser apresentados sobre suporte rígido, por modo a permitir a sua imediata afixação.

Poesia: Os autores podem entregar apenas um trabalho poético, que pode ser constituído por um ou até 5 poemas/ 5 páginas. Ao trabalho integral deve ser atribuído um título, ou, em alternativa, intitular cada poema. O trabalho poético deverá ser apresentado em formato A4, utilizando a fonte gráfica Times New Roman, com medida de corpo de letra 12 pontos.

Video: Os vídeos deverão ser apresentados em formato mp4 ou mov com a duração máxima de 5 minutos e deverão ser enviados via wetransfer para o endereço talentos@ufp.edu.pt.

Regulamento

Áreas a concurso

  • Fotografia
  • Pintura
  • Poesia
  • Vídeo

Condições Gerais de Participação:

  1. Os concorrentes terão obrigatoriamente de ser membros da Comunidade Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (alunos, docentes e funcionários)
  2. Os concorrentes só poderão apresentar as obras individualmente.
  3. Cada concorrente poderá apresentar apenas 1 (uma) obra a concurso.
  4. Não há limite de idade.
  5. A F.F.P. será responsável pela organização e montagem da exposição das obras seleccionadas.
  6. A F.F.P. não se responsabiliza por qualquer dano ou extravio causado durante a guarda, ou apresentação pública das obras, excepto no âmbito do seguro efectuado para o efeito.
  7. A F.F.P. salvaguardará os direitos de autor das obras entregues à sua guarda.
  8. A data limite de inscrição no concurso e entrega dos trabalhos é o dia 30 de Maio.
  9. A lista dos concorrentes seleccionados para a exposição será divulgada on-line na página da UFP.
  10. Entre os seleccionados serão apurados 4 (quatro) vencedores (um por categoria) e o nome dos vencedores será divulgado on-line a 7 de Junho.
  11. A Exposição das obras seleccionadas irá estar patente na sede da UFP entre os dias 11 e 22 de Junho.
  12. A entrega dos prémios aos vencedores será integrada na Sessão Solene de Entrega de Diplomas.
  13. Será feito um catálogo geral dos seleccionados.
  14. Findo o prazo da Exposição as obras serão devolvidas aos concorrentes.
  15. No ato da submissão eletrónica da candidatura, os candidatos devem preencher o formulário on-line e anexar o projeto nos seguintes moldes:

a) Memória descritiva do projeto até 8.000 carateres, incluindo espaços;
b) Anexos que ilustrarão o trabalho/obra e que poderão ser fotografias, desenhos, gráficos, vídeos e outros elementos úteis para a compreensão da obra e da sua instalação no espaço. As informações anexas poderão ser submetidas numa pasta zip, no máximo com 10MB
c) Ficha técnica da Obra: Título; ano de realização; técnica, materiais e características da obra; peso; lista completa das necessidades técnicas para a sua exposição; exibição pública e transporte, acompanhada de um esquema e calendário de montagem; Valor para seguro (no máximo até 400 euros, caso a natureza da obra o justifique).

Sinopse ou breve descrição da obra, no máximo 1.000 carateres incluindo espaços, para incluir no catálogo

Fotografia do(s) concorrente(s) (resolução mínima 300 DPI, formato JPEG).
Breve biografia do(s) concorrente(s) (máximo 1.500 caracteres, incluindo espaços).

Os projetos deverão ser submetidos on-line até ao dia 30 de Maio de 2019. Não será considerada qualquer proposta recebida após a data estabelecida.

Mostra

  • Esta Mostra pretende dar a conhecer, difundir e divulgar, com projecção interna e externa, os talentos da F.F.P.
  • A entrega dos trabalhos para a seleção será feita no Gabinete de Eventos da UFP, Gabinete de Comunicação HE e Secretaria da Unidade de Ponte de Lima
  • Os concorrentes seleccionados autorizarão a exibição e a divulgação das respectivas obras no âmbito da Amostra.
  • Todos os trabalhos selecionados serão integrados em catálogo e na exposição.
  • A organização será responsável pela produção, montagem e apresentação pública das obras selecionadas, com o apoio do autor ou autores na montagem da exposiçã

Júri

  • O Júri será constituído por pessoas idóneas e de reconhecido mérito
  • O Júri reserva-se o direito de não seleccionar concorrentes e não atribuir prémios, se entender que a qualidade dos trabalhos não justifica.
  • Das decisões do Júri não haverá recurso
  • Os casos omissos serão resolvidos pelo Júri.

Regras específicas

Pintura e Fotografia: Os trabalhos deverão ser apresentados sobre suporte rígido, por modo a permitir a sua imediata afixação.

Poesia: Os autores podem entregar apenas um trabalho poético, que pode ser constituído por um ou até 5 poemas/ 5 páginas. Ao trabalho integral deve ser atribuído um título, ou, em alternativa, intitular cada poema. O trabalho poético deverá ser apresentado em formato A4, utilizando a fonte gráfica Times New Roman, com medida de corpo de letra 12 pontos.

Video: Os vídeos deverão ser apresentados em formato mp4 ou mov com a duração máxima de 5 minutos e deverão ser enviados via wetransfer para o endereço: talentospessoanos@ufp.edu.pt

CONSIDERAÇÕES FINAIS

  • Cabe a cada concorrente definir quem deterá a propriedade sobre as obras apresentadas e desenvolvidas e é da responsabilidade exclusiva de cada participante assegurar os direitos de propriedade intelectual e/ou industrial sobre as suas ideias, caso assim o pretenda.
  • No caso de qualquer dúvida na interpretação do presente regulamento, pertence à organização a sua resolução.
  • A participação no concurso implica a aceitação pelos participantes dos termos e condições previstas no presente regulamento;

Prémios

Será atribuído um prémio por cada categoria, com o valor individual de 500€.

Ficha de Inscrição

CANDIDATURA

DADOS DO PROJETO

Título do Projeto:

Ano Realização

Área a concurso:

A) Memória descritiva do projeto até 8.000 carateres, incluindo espaços:

B) Anexos que ilustrarão o trabalho/obra e que poderão ser fotografias, desenhos, gráficos, vídeos e outros elementos úteis para a compreensão da obra e da sua instalação no espaço. As informações anexas poderão ser submetidas numa pasta zip, no máximo com 10MB.

Ficha técnica da Obra: Título; ano de realização; técnica, materiais e características da obra; peso; lista completa das necessidades técnicas para a sua exposição; exibição pública e transporte, acompanhada de um esquema e calendário de montagem; Valor para seguro (no máximo até 400 euros, caso a natureza da obra o justifique).

DADOS DO CANDIDATO

Nome:

Breve Biografia (1500 carateres incuindo espaços e parágrafos):

Fotografia tipo passe:

Sexo: FemininoMaculino

Data de Nascimento:

Cartão de Cidadão:

Nº de Identificação Fiscal(NIF):

Contacto Telefónico:

Nacionalidade:

Website:

E-mail:

Declaro que a proposta apresentada é original e da minha autoria e assumo a responsabilidade que advenham de possíveis reclamações de terceiros relativamente a direitos de autor e direitos conexos

 

Edição 2010

PREMIADOS 4ª Edição

Categoria Fotografia:

Joana Carmo Martins – aluna do 4º ano de Ciências Farmacêuticas (Ciclo Integrado)
Título da Obra: Riflessi di Venezia

Categoria Pintura:

Mário Cabral – aluno de Mestrado em Ciências da Informação e Documentação
Título da Obra: Pessoas habitam espaços de luz. Seus anjos e demónios também.  (O Júri, por unanimidade, conclui que os trabalhos a concurso não correspondiam em qualidade aos valores espectados, pelo que decidiu não atribuir um prémio monetário, mas sim uma menção Honrosa)

Categoria Vídeo:

Hélder Correia –  aluno do 2º ano de Ciências da Comunicação (1º Ciclo)
Título da Obra: A Razão