UFP debateu transição energética e neutralidade carbónica

Numa época em que a aposta nas chamadas energias renováveis surge como opção no combate à dependência energética e em que as questões relacionadas com a transição energética estão na ordem do dia, o FP-ENAS organizou um seminário em que se propôs abordar o “Equilíbrio dos desequilíbrios da transição energética rumo à neutralidade carbónica”.

  

Abriu o Seminário o Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Salvato Trigo, cabendo, depois, ao Prof. Doutor Lemos de Sousa, na qualidade de Coordenador do Laboratório de Investigação em Energia, Ambiente e Saúde (3ERL) – Grupo de Investigação da Unidade de Investigação Fernando Pessoa em Energia, Ambiente e Saúde (FP-ENAS), a apresentação das motivações do evento numa primeira abordagem à transição energética e à neutralidade carbónica.

Sob o ponto de vista nacional, mas também do Brasil, na pessoa do Prof. Doutor Edmilson Moutinho (Instituto de Ambiente da Universidade de S. Paulo), foi debatido o tema da transição energética, das escolhas difíceis e dos conflitos de interesses que em termos de energia se impõem.

Foi também abordado o que o Prof. Doutor Nelson Barros (Universidade Fernando Pessoa) intitulou de “Rumo (in)certo” do compromisso nacional da “neutralidade carbónica”, ou seja, da redução das emissões de gases com efeito de estufa de forma a que o balanço entre as emissões e as remoções da atmosfera seja nulo até 2050.