UFP atribuiu Honoris Causa a Csaba Farsang

A Universidade Fernando Pessoa atribuiu o grau de Doutor Honoris Causa em Ciências da Saúde, ao médico e investigador húngaro, Prof. Doutor Csaba Farsang.

Enquanto médico, cientista e investigador, o homenageado tem sido um aliado de enorme valia para a Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade Fernando Pessoa e para a Sociedade Portuguesa de Hipertensão, contribuindo de forma decisiva para os êxitos alcançados na área da doença cardiovascular e na luta contra a hipertensão em Portugal.

Nasceu em 1943, na Hungria. Estudou em Budapeste, onde se licenciou em 1967 e concluiu o doutoramento em Hiperemia reativa miocárdica em 1977. Desempenhou, desde então, diversas funções e assumiu diferentes cargos na medicina, no ensino e na investigação. Fundou a Sociedade Húngara de Hipertensão, da qual é Presidente Honorário vitalício e é, atualmente, Chefe do “Hipertension Outpatients Department” do “St. Imre Teaching Hospital”, em Budapeste.

Foram-lhe atribuídos distintos prémios, entre eles, o Anel de Ouro da República da Hungria, o Prémio Semmelweis pelo Ministério da Saúde da República Popular da Hungria, o Prémio de Carreira da Sanofi e o Prémio Gábor György pela Hungarian Society of Cardiology.