Prémio Arquivo.pt distingue Docente da UFP

O trabalho de investigação “Discursos públicos sobre violência em privado. O que nos dizem as notícias”, da autoria da coordenadora da licenciatura em Psicologia da UFP (ligação), Profª. Doutora Zélia Teixeira, conquistou o 3º lugar no Prémio Arquivo.pt 2019, organizado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, com o alto patrocínio da Presidência da República.

Os vencedores do Prémio Arquivo.pt 2019 foram anunciados e entregues pelo Primeiro-ministro de Portugal, Dr. António Costa, durante o evento “Ciência 2019 – Encontro com a Ciência e Tecnologia”, que decorre entre 8 e 10 de julho de 2019 no Centro de Congressos de Lisboa.

O trabalho desenvolvido pela docente da UFP foi distinguido com o 3º lugar entre os 23 trabalhos nacionais e internacionais apresentados a concurso. Um prémio que alcança pelo segundo ano consecutivo, pois em 2018 havia já sido distinguida com o 2º lugar.

 

O Prémio Arquivo.pt tem como objetivo galardoar anualmente trabalhos inovadores realizados com base na informação histórica preservada pelo Arquivo.pt. Os trabalhos realizados devem ser aplicações práticas ou estudos baseados na informação acessível através do Arquivo.pt, que demonstrem a utilidade deste serviço público e a importância de preservar a informação publicada na web.

O Arquivo.pt é uma plataforma online de incentivo à investigação que preserva milhões de páginas recolhidas da web desde 1996 e disponibiliza um serviço público de pesquisa sobre esta informação histórica.