Aula Aberta sobre “O trabalho do perito forense em instituição do Ministério da Justiça (INML)”

30 ABR 2024 | 14:00 – 15:00 | | Sala 109 | Edifício FCHS

Oradora convidada: Drª Sónia Garcia Costa

Nota Biográfica:

Licenciada em Psicologia pela Universidade do Minho, com pré-especialização na área de Psicologia Clínica e da Saúde. Entre 2006 e 2007, frequentou o curso pós-graduado de Introdução à Sexologia Forense (Universidade Lusíada do Porto) e, em 2022, concluiu a Pós-Graduação em Avaliação em Psicologia Forense (ISPA, Lisboa). É doutoranda em Ciências Forenses, no ramo da Psicologia e Psiquiatria Forenses, na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto. Frequentou, ainda, várias formações creditadas na área da Psicologia Clínica e da Saúde e da Psicologia da Justiça/Forense.

Realizou estágio em Psicologia Clínica e da Saúde no Centro Hospitalar Universitário São João do Porto. Desde 2007 que exerce como Psicóloga Clínica e da Saúde no Grupo Trofa Saúde S.A. Ingressou na carreira de Técnico/a Superior em 2011, na Câmara Municipal da Trofa, e integrou a modalidade restrita de apoio técnico à família e gestão de processos na Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) da Trofa. Desde 01/03/2021 que exerce no INMLCF – Delegação Norte como Técnica Superior de Psicologia/Perita Forense, onde realiza avaliações psicológicas forenses e acompanhamentos de tomadas de declarações para memória futura.

É formadora com Certificado de Competências Pedagógicas (C.C.P./ ex-C.A.P.), reconhecido pelo I.E.F.P., de janeiro de 2009.

É membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) e especialista em Psicologia Clínica e da Saúde, com a especialidade avançada em Psicologia da Justiça pela OPP. É membro eleito da Assembleia de Representantes pelo Círculo Eleitoral da Delegação Regional do Norte à Ordem dos Psicólogos Portugueses (2020-2024).

___________________________

Esta aula aberta, organizada no âmbito  da unidade curricular de Modelos e Técnicas de Avaliação Psicológica com Vítimas, do Mestrado em Psicologia da Justiça, pretende levar o público a profundar conhecimentos e competências na execução da peritagem forense em instituição e conhecer mais especificamente  o protocolo de avaliação e todo o processo elaboração da perícia, métodos, técnicas e instrumentos apropriados até à elaboração do relatório pericial.

Público-Alvo: Alunos do 1º Ano do 2º Ciclo de Estudos em Psicologia da Justiça

 Entrada Livre