Apresentação

Estudar os media e o jornalismo encontra, hoje, num mundo caracterizado pelo digital, tanta razão de ser como no passado. O Dia de Jornalismo e Estudos Mediáticos, este ano em quarta edição e exclusivamente online, caracteriza-se por ser uma jornada de estudo, reflexão e debate em torno do jornalismo e dos media que pretende reunir os doutores, doutorandos, pós-doutores, pós-doutorandos e docentes da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do programa de doutoramento e pós-doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa.

Comissão Organizadora e Científica

Organização e supervisão científica

Coordenador da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do doutoramento em Ciências da Informação da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa.

 

Programa

Link para as sessões da manhã (9:00 – 12:30)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/87850217800

9:00
Abertura
Magnífico Reitor da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Salvato Trigo
Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Pedro Reis
Coordenador da especialidade de Jornalismo e Estudos Mediáticos do doutoramento em Ciências da Informação da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Fernando Pessoa, Prof. Doutor Jorge Pedro Sousa

9:50 – 10:10
As plataformas de fact-checking e a produção de matérias para amenizar o impacto das fake news junto aos leitores: um estudo comparativo da Lupa (Brasil) e Polígrafo (Portugal)
Thamirys Dias Viana

10:10 – 10:30
Políticos e ativistas digitais como disseminadores de fake news: uma análise dos boatos propagados nas eleições presidenciais brasileiras de 2018
Renan Colombo

10:30 – 10:50
Análise retórica do discurso do candidato a prefeito Bruno Covas na eleição municipal de 2020 no Brasil
Aidil Soares Navarro

10:50 – 11:10
Sete de janeiro de 2021: Como 21 capas de jornais impressos, em sete países, apresentaram o “ataque à democracia” nos Estados Unidos
Patrícia Weber

11:10 – 11:30
O político entre bonecos e imagens na/da América Latina
Giovanna Benedetto Flores & Nádia Régia Maffi Neckel

11:30 – 11:50
Intervalo

11:50 – 12:10
A visualização de dados no Expresso: construção de narrativas no projeto 2:59
Silvana Torquato Fernandes Alves & Marco Antonio Gehlen

12:10 – 12:30
Viagens na blogosfera: um estudo dos blogues Uma foto, uma história, Viaje comigo, Alma de viajante, Julie Dawn Fox in Portugal e Comedores de paisagem
Samanta Souza Fernandes

12:30 – 14:30
Intervalo

Link para as sessões da tarde (14:30 – 17:30)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/86529817134

14:30 – 14:50
O telejornalismo local se adaptando a pandemia: uma análise ilustrada do primeiro mês da cobertura jornalística do Coronavírus em Pernambuco
Luís Boaventura

14:50 – 15:10
Vozes de mulheres negras, fontes de telejornais, são mais visibilizadas no Jornal Nacional (Brasil) que no J8 (Portugal)
Sandra Nodari

15:10 – 15:30
Estupefacientes, narcotráfico e pandemia: o retrato de jornais portugueses em 2020
Sandra Madalena Barbosa da Luz

15:30 – 15:50
Um olhar sobre a Amazônia: Análise de notícias dos jornais: Folha de São Paulo, O Globo, El País e Público
Jorgelene dos Santos Oliveira

15:50 – 16:10
Os temas do Espaço Sideral na divulgação científica das revistas Super (Interessante) de Portugal e Brasil
Leoní Serpa

16:10 – 16:30
Intervalo

16:30 – 16:50
A mídia e a jornada de consumo: a performance dos jornais brasileiros em planos de comunicação integrada diante de cenários convergentes
André Luís Santini

16:50 – 17:10
Signos da (Publi)Cidade: a produção de sentido das ambient advertising apoiada no discurso citadino dos signos urbanos
Sergio Marilson Kulak

17:10 – 17:30
O papel dos meios de comunicação na divulgação, consciencialização e prevenção da alienação parental
Gabriela A. Souza Lima

17:30 – 17:50
Jornalismo de Dados e infografias automatizadas: O caso da startup Frames
Marco Antônio Gehlen
Maria José Costa Vieira

Resumos
Resumos disponíveis PDF

 

ENTRADA LIVRE

Contacto
jpsousa@ufp.edu.pt