Docente da UFP apresenta Jogo para Cuidadores Familiares

“Dar voz aos cuidadores”, assim se designa o jogo de tabuleiro que resulta da experiência das autoras (Carla Sílvia Fernandes, UFP; Margareth Ângelo, USP; Maria Manuela Martins, ESEP) em trabalhar com famílias e cuidadores familiares ao longo das últimas décadas.

A apresentação pública deste jogo da autoria da docente de Enfermagem da UFP terá lugar a 22 de setembro, pelas 17h00, na FNAC Norteshopping.

SOBRE O JOGO
Com a ampliação do ciclo vital da família, inevitavelmente em algum momento das nossas vidas, somos ou seremos CUIDADORES! Em alguma ocasião as famílias irão experienciar uma situação de doença de um ente querido e algum de nós estará predestinado a cuidar do outro, melhor do que cuida de si. Este novo papel surge associado a um conjunto de obrigações e necessidades, vivenciados através de uma multiplicidade de sentimentos, muitas vezes contraditórios e antagónicos, pela tensão, competência e conflito associado, gerando sofrimento na pessoa e na família.

Esta intervenção através de um jogo pretende ajudar a promover a construção de uma nova história nas famílias com cuidadores de pessoas dependentes.

E porquê um Jogo? Porque permite falar de coisas sérias… Jogando!

Acreditamos que a utilização dos jogos ainda é pouco aplicado como meio de comunicação numa perspetiva sistémica, facilitando a construção de novas narrativas, criadas dentro de um contexto propício de envolvimento que só o jogo permite.