Estudo da UFP com a Universidade de São Paulo publicado

O mais recente fruto da parceria entre a Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade Fernando Pessoa (Portugal) foi publicado na Revista Lusófona de Educação, tendo como título “Avaliação do meio escolar: percepções dos profissionais de uma escola pública do interior de São Paulo”.

Em representação da UFP, é uma das autoras deste estudo a Coordenadora do 2º ciclo de estudos (mestrado) em Psicologia da Justiça: Vítimas de Violência e de Crime, Profª. Doutora Ana Isabel Sani, que tem trabalhado com a equipa do Grupo de Estudos Interdisciplinar sobre Violência (GREIVI), da referida universidade brasileira, noutras produções académicas, a divulgar em breve.

Resumo do Artigo
Este estudo objetivou conhecer a percepção dos profissionais de uma escola da rede pública estadual de educação básica do interior do Estado de São Paulo, sobre o meio escolar onde desempenham suas funções. Trata-se de um estudo qualitativo, do tipo exploratório e descritivo, em que os dados foram coletados a partir de um questionário, numa amostra de 21 profissionais, com idades entre 20 e 60 anos. Os resultados mostram que apesar da percepção positiva em relação a estrutura física da escola, há falta de recursos financeiro que afetam o seu funcionamento. O envolvimento dos pais é negativo e existem comportamentos problemáticos na escola que exigem o envolvimento de todos os atores escolares e equipe multidisciplinar para melhorar o sistema disciplinar da escola. Conclui-se que a avaliação do meio escolar pode contribuir para o desenvolvimento de ações intersetoriais, tendo como propósito a prevenção e enfrentamento dos comportamentos problemáticos dos estudantes e a violência.

Artigo integral acessível aqui.