Regime Geral: Estudantes do ensino secundário Português

  1. Condições de ingresso:
    a) Ser titular de um curso de ensino secundário Português ou equivalente legal;
    b) Ter realizado, no ano em curso ou nos dois anos anteriores e com nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200), a prova de ingresso, ou o conjunto de provas, exigidas para o curso ao qual se candidata.
  2. Critérios de admissão:
    A candidatura pelo Regime Geral é baseada na Nota de Candidatura (por ordem decrescente de nota).
    2.1. A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200 pontos (arredondada às décimas) e o candidato terá que ter nota igual ou superior a 100 pontos
    2.2. É calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação da prova de ingresso exigida × 0,35
  3. Submissão da candidatura:
    3.1. Online
    , clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo

EFETUAR CANDIDATURA

3.2. Presencialmente, no Gabinete de Ingresso:


Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia | Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Ficha de classificação dos exames nacionais do ensino secundário (Ficha ENES) do ano civil em que apresenta a candidatura*;
  • Boletim de Candidatura (PDF);
  • Pagamento da taxa de candidatura.

* No caso de candidatura online, o original ou a cópia autenticada deste documento terá que ser enviado/a pelo correio  para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

  1. Cronograma:
    As datas estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso (PDF).

5. Matrícula:
Documentos necessários:

  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação de pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Boletim de matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.

6. NOTAS IMPORTANTES:
6.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue.
6.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas.
6.3. Morada para envio de documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

Regime Geral: Estudantes do ensino secundário da União Europeia

  1. Condições de ingresso:
    a) Ser titular de um curso de ensino secundário de um país da União Europeia ou equivalente legal;
    b) Ter realizado, este ano ou nos dois anos anteriores, exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam;
    c) Ter obtido nos exames estrangeiros referidos na alínea anterior nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200).
  2. Critérios de admissão:
    A candidatura pelo Regime Geral é baseada na Nota de Candidatura (por ordem decrescente de nota)
    a) A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200 pontos (arredondada às décimas) e o candidato terá que ter nota igual ou superior a 100 pontos
    b) A nota de candidatura é calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação dos exames finais do ensino secundário estrangeiro* × 0,35
    * Correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam
  3. Submissão da candidatura:
    3.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;
    3.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

EFETUAR CANDIDATURA

Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia | Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Documento comprovativo da equivalência do ensino secundário estrangeiro ao ensino secundário português: a obter em qualquer escola do ensino secundário em Portugal (ligação)*;
  • Documento comprovativo da validação dos exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro correspondentes às provas de ingresso (ligação) fixadas para o curso ao qual se candidatam; a obter na Direção Geral de Ensino Superior*;
  • Boletim de Candidatura (PDF);
  • Pagamento da taxa de candidatura.

* No caso de candidatura online, original ou cópia autenticada terá que ser enviada pelo correio, para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

4. Cronograma:
As datas estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso (PDF).

5. Matrícula:
Documentos necessários:

  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Boletim de Matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.

6. NOTAS IMPORTANTES:
6.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;
6.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
6.3. Morada para envio de documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

Estudantes Internacionais

  1. Destinatários:
    Candidatos de nacionalidade extracomunitária que nunca tenham estado inscritos no ensino superior poderão candidatar-se pelo regime de Estudante Internacional.

  2. São considerados exceções a este regime:
    2.1. Os extracomunitários que tenham dupla nacionalidade com um estado membro da União Europeia;
    2.2. Os familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade;
    2.3. Os que, não sendo nacionais de um Estado membro da União Europeia, residam legalmente em Portugal há mais de dois anos, de forma ininterrupta, em 1 de janeiro do ano em que pretendam ingressar no ensino superior, bem como os filhos que com eles residam, sendo que o tempo de residência para estudo não releva para este efeito;
    2.4. Os beneficiários, em 1 de janeiro do ano em que pretendem ingressar no ensino superior, de estatuto de igualdade de direitos e deveres atribuído ao abrigo de tratado internacional outorgado entre o Estado Português e o Estado de que são nacionais;
    2.5. Os que requeiram o ingresso no ensino superior através dos regimes especiais: Estudantes bolseiros nacionais de países africanos de expressão portuguesa, no quadro dos acordos de cooperação firmados pelo Estado Português; Funcionários estrangeiros de missão diplomática acreditada em Portugal e seus familiares aqui residentes, em regime de reciprocidade; Praticantes desportivos de alto rendimento; Naturais e filhos de naturais do território de Timor Leste);
    2.6. Estudantes estrangeiros que se encontrem a frequentar uma instituição de ensino superior portuguesa no âmbito de um programa de mobilidade internacional para a realização de parte de um ciclo de estudos de uma instituição de ensino superior estrangeira com quem a instituição portuguesa tenha estabelecido acordo de intercâmbio com esse objetivo;
    2.7. Estudantes internacionais que adquiram a nacionalidade de um Estado membro da União Europeia.

Notas:
a) O ingresso nas instituições de ensino superior por aqueles que se encontrem abrangidos pelas alíneas 2.1. a 2.4. é realizado nos mesmos termos que os estudantes com nacionalidade portuguesa;
b) Entende-se por familiares de portugueses ou de nacionais de um estado membro da União Europeia, independentemente da sua nacionalidade:

  1. O cônjuge de um cidadão da União Europeia;
  2. O parceiro com quem um cidadão da União Europeia vive em união de facto, constituída nos termos da lei, ou com quem o cidadão da União mantém uma relação permanente devidamente certificada pela entidade competente do Estado membro onde reside;
  3. O descendente direto com menos de 21 anos de idade, ou que esteja a cargo de um cidadão da União, assim como o do cônjuge ou do parceiro na aceção da subalínea anterior;
  4. O ascendente direto que esteja a cargo de um cidadão da União Europeia, assim como o do cônjuge ou do parceiro na aceção da subalínea ii).

Caso se enquadre numa destas exceções deverá optar:
1. Pelo Regime Geral (https://www.ufp.pt/inicio/estudar-e-investigar/licenciaturas/condicoes-de-candidatura/> Terminei o Ensino Secundário em Portugal) ou
2. Pelo Regime de Maiores de 23 (ligação) se tiver feito 23 anos até 31 de dezembro do ano anterior.

3. Condições de ingresso:
a) Ser titular de um curso de ensino secundário estrangeiro ou equivalente legal;
b) Ter realizado exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro equivalentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam, para esse ano, no âmbito do regime geral de acesso.
c) Os exames estrangeiros referidos na alínea anterior devem ter sido aprovados com a nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200) e podem ter sido realizados em qualquer ano letivo.
NOTA: Alunos Brasileiros poderão utilizar o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).
d) Ser proficiente na(s) língua(s) em que o curso a que se candidata é lecionado.

4. Critérios de admissão:
A candidatura pelo regime de Estudante Internacional é baseada na Nota de Candidatura (por ordem decrescente de nota).
a) A nota de candidatura é uma classificação na escala de 0 a 200 pontos (arredondada às décimas) e o candidato terá que ter nota igual ou superior a 100 pontos.
b) É calculada através da seguinte fórmula: classificação do ensino secundário × 0,65 + classificação dos exames finais do ensino secundário estrangeiro* × 0,35
* Correspondentes às provas de ingresso fixadas para o curso ao qual se candidatam

5. Submissão da candidatura:
5.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;
5.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

EFETUAR CANDIDATURA

Documentos necessários:

  • Passaporte extracomunitário ou, se já estiverem a residir em Portugal, Título de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Documento comprovativo da equivalência do ensino secundário estrangeiro ao ensino secundário português: a obter em qualquer escola do ensino secundário em Portugal (ligação)*;
  • Certidão de habilitações com os exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro devidamente autenticada (notas 8.3 e 8.4)*;
  • Comprovativo de proficiência da(s) língua(s) em que o curso a que se candidata é lecionado**;
  • Declaração de Honra (PDF) que se enquadra no estatuto do Estudante Internacional;
  • Boletim de Candidatura (PDF).

* No caso de candidatura online, o original ou a cópia autenticada terá que ser enviado/a pelo correio para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura
** Os nacionais de países de língua de expressão portuguesa não terão que apresentar comprovativo da proficiência da língua portuguesa.

6. Cronograma:
As datas estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso (PDF).

7. Matrícula:
Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula presencialmente no Gabinete de Ingresso.

Documentos necessários:

  • Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Boletim de Matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.

8. NOTAS IMPORTANTES:
8.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;
8.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
8.3. Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino estrangeiro: originais ou fotocópias têm que estar autenticados/as pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha da Convenção de Haia. A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular;
8.4. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para Português, por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.
8.5. Morada para envio da documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

Titulares de curso superior

1. Condições de ingresso:
Ter concluído um curso superior (bacharelato, licenciatura, mestrado ou doutoramento) na UFP ou noutro estabelecimento de ensino superior. Os candidatos abrangidos por este regime de ingresso podem candidatar-se a qualquer curso superior.

2. Critérios de seriação para Titular de Curso Superior, para o 1.º ano, 1.º semestre, de um ciclo de estudos:
2.1. Ser proveniente de um curso de área científica afim ao qual se candidata;
2.2. Ter média da classificação final do curso de origem (critério de desempate).

3. Submissão da candidatura:
3.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;
3.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

EFETUAR CANDIDATURA

Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia; Cidadãos Extracomunitários: passaporte ou, se já estiverem a residir em Portugal: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Diploma ou Certidão de conclusão do Curso Superior (Ver Notas 7.3 e 7.4)*;
  • Boletim de Candidatura (PDF);
  • Pagamento da taxa de candidatura.

* No caso de candidatura online, a cópia autenticada terá que ser enviada pelo correio para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

# Para pedir equivalências dos estudos anteriores: Ver ponto 6.5

4. Cronograma:
As datas estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso (PDF).

5. Matrícula:
Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula presencialmente no Gabinete de Ingresso.

Documentos necessários:

  • Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Boletim de Matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina;
  • Candidatos que tenham solicitado análise de creditações, terão que pagar ainda as taxas de registo de creditações.

6. Creditações:

6.1. Elementos necessários:

  • Formulário de pedido de análise de creditações (PDF);
  • Análise de estudos realizados noutras instituições:
    …Certidão de disciplinas (ver Notas 7.3 e 7.4);
     …Programas das disciplinas carimbados pela instituição de ensino emissora.
  • Análise de experiência profissional:
       …Curriculum Vitae atualizado (Modelo Europass, Lattes ou DeGóis), devidamente assinado e datado;
       …Elementos probatórios das atividades mencionadas no Curriculum Vitae (ver Notas 7.3 e 7.4);
    …Outros documentos considerados pertinentes (por exemplo: cartão de Associação/Ordem Profissional; seguro de responsabilidade civil, etc);
       …Relatório comprovativo da experiência e competências profissionais relevantes para o ciclo de estudos, devidamente assinado e datado.
  • Pagamento da taxa de análise de creditações (taxas relativas ao pedido e registo de creditações referidas no preçário).

6.2. Forma de submissão do pedido:

  • Candidatos que submetam a candidatura presencialmente: em mãos, no ato da candidatura;
  • Candidatos que submetam a candidatura online: terão que enviar os documentos e o pagamento (feito por Vale Postal), pelo correio, para a morada indicada em baixo.

7. NOTAS IMPORTANTES:
7.1. Não é efetuado reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;
7.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
7.3. Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino estrangeiro:
– Originais ou fotocópias têm que estar autenticados pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha de Haia.

– Estas autenticações devem estar claramente visíveis nas versões digitais submetidas nas candidaturas online.
– A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular.
7.4. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para Português, por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.

7.5.  Morada para envio da documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

Mudança de Par Instituição/Curso

1. Condições de ingresso:
1.1. Ter estado matriculado e inscrito noutro par instituição/curso e não o ter concluído;
1.2. Ter realizado exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário estrangeiro que sejam correspondentes às provas de ingresso (PDF) exigidas para o curso ao qual se candidatam no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
1.3. Ter, nesses exames, nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200).
Nota: Não é permitida a mudança de par instituição/curso no ano letivo em que o estudante tenha sido colocado em par instituição/curso de ensino superior ao abrigo de qualquer regime de acesso e ingresso e se tenha matriculado e inscrito.

2. Critérios de seriação para a mudança de par instituição/curso, para o 1.º ano de um ciclo de estudos, são:
2.1. Ter o maior número de disciplinas aprovadas no curso de origem;
2.2. Ter média das classificações das disciplinas aprovadas no curso de origem;
2.3. Ser proveniente de um curso de área científica afim ao qual se candidata (critério de desempate).

3. Submissão da candidatura:
3.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;

EFETUAR CANDIDATURA

3.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia; Cidadãos Extracomunitários: Passaporte ou, se já estiverem a residir em Portugal: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Ficha ENES (estudantes do ensino secundário Português) ou certidão de disciplinas do Ensino Secundário Estrangeiro (ver Notas 7.3 e 7.4)*;
  • Certidão comprovativa de matrícula no ensino superior OU Cópia da Certidão de disciplinas da licenciatura (ver Notas 7.3 e 7.4)*;
  • Boletim de Candidatura (PDF);
  • Pagamento da taxa de candidatura.

* No caso de candidatura online, a cópia autenticada terá que ser enviada pelo correio para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

# Para pedir equivalências dos estudos anteriores: Ver ponto 6.

4.Cronograma:
As datas estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso (PDF).

5. Matrícula:
Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula presencialmente no Gabinete de Ingresso.

Documentos necessários:

  • Cidadãos Extracomunitários: Passaporte ou, se já estiverem a residir em Portugal: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Cópia do documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Boletim de Matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.
    # Candidatos que tenham solicitado análise de creditações, terão que pagar ainda as taxas de registo de creditações.

6. Creditações:
6.1.Elementos necessários:
– Formulário de pedido de análise de creditações (PDF);
– Análise de estudos realizados noutras instituições:
…Cópia da certidão de disciplinas (ver Notas 7.3 e 7.4);
…Programas das disciplinas carimbados pela instituição de ensino emissora.
– Análise de experiência profissional:
   …Curriculum Vitae atualizado (Modelo Europass, Lattes ou DeGóis) devidamente assinado e datado;
   …Elementos probatórios das atividades mencionadas no Curriculum Vitae;
Outros documentos considerados pertinentes (por exemplo: cartão de Associação/Ordem; seguro de responsabilidade civil, etc)
…Relatório comprovativo da experiência e competências profissionais relevantes para o ciclo de estudos, devidamente assinado e datado;
– Pagamento da taxa de análise de creditações (taxas relativas ao pedido e registo de creditações referidas no preçário).

6.2. Forma de submissão do pedido:
– Candidatos que submetam a candidatura presencialmente: em mão, no ato da candidatura;
– Candidatos que submetam a candidatura online: terão que enviar os documentos e o pagamento (feito por Vale Postal) pelo correio para a morada indicada em baixo.

7. NOTAS IMPORTANTES:
7.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue.
7.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas.
7.3. Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino estrangeiro:
– Originais ou fotocópias têm que estar autenticados pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha de Haia;
– Estas autenticações devem estar claramente visíveis nas versões digitais submetidas nas candidaturas online;
– A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular;
7.4. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua deverão ser traduzidos para Português, por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.
7.5.  Morada para envio da documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto

CET

1. Condições de ingresso:
1.1. Terem concluído um Diploma de Especialização Tecnológica (nível de qualificação 5);
1.2. Ter realizado exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso (PDF) exigidas para o curso ao qual se candidatam no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
1.3. Ter, nesses exames, nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200).

2. Submissão da candidatura:
2.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;

EFETUAR CANDIDATURA

2.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso
Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia; Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Ficha ENES (Ver Nota 5.3)*;
  • Diploma de Especialização Tecnológica Português*;
  • Boletim de Candidatura (PDF);
  • Pagamento da taxa de candidatura

* No caso de candidatura online, a cópia autenticada terá que ser enviada pelo correio, para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

3. Cronograma:
As datas estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso (PDF).


4. Matrícula:

Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula presencialmente no Gabinete de Ingresso.

Documentos necessários:

  • Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Boletim de Matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.

5. NOTAS IMPORTANTES:
5.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;
5.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
5.3. Candidatos que não possuam Ficha ENES, poderão substitui-la pela Certidão do Ensino Secundário com os resultados (nota mínima 9.5) dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do Regime Geral de acesso ao ensino superior;
5.4. Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino estrangeiro:
– Originais ou fotocópias têm que estar autenticados/as pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha de Haia;
– Estas autenticações devem estar claramente visíveis nas versões digitais submetidas nas candidaturas online;
– A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular;
5.5. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em português, inglês, espanhol ou francês. Se emitidos noutra língua, deverão ser traduzidos para português por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.
5.6. Morada para envio da documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
Portugal.

CTSP

1. Condições de ingresso:
1.1. Terem concluído um Curso de Técnico Superior Profissional;
1.2. Ter realizado exames finais das disciplinas terminais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso (PDF) exigidas para o curso ao qual se candidatam no âmbito do regime geral de acesso – os quais podem ter sido realizados em qualquer ano letivo;
1.3. Ter, nesses exames nota mínima de 95 valores (numa escala de 0 a 200).

2. Submissão da candidatura:
2.1. Online, clicando no botão “EFETUAR CANDIDATURA” abaixo;

EFETUAR CANDIDATURA

2.2. Presencialmente no Gabinete de Ingresso

Documentos necessários:

  • Documento de identificação da União Europeia; Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Documento de identificação fiscal (para emissão de recibos);
  • Ficha ENES (Ver Nota 5.3);
  • Diploma do Curso de Técnico Superior Profissional Português*;
  • Boletim de Candidatura (PDF);
  • Pagamento da taxa de candidatura

* No caso de candidatura online, a cópia autenticada terá que ser enviada pelo correio, para o Gabinete de Ingresso da UFP, dentro do prazo de candidatura.

3. Cronograma:

As datas estão disponíveis e podem ser consultadas no Cronograma de Ingresso (PDF).

4. Matrícula:
Os candidatos colocados terão que efetuar a sua matrícula presencialmente no Gabinete de Ingresso.

Documentos necessários:

  • Cidadãos Extracomunitários: Visto de Estudante ou Cartão de Residência emitido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal;
  • Fotografia (3 x 4 cm);
  • Comprovativo de satisfação dos pré-requisitos (aplicável aos cursos em que são exigidos pré-requisitos);
  • Boletim de matrícula (PDF);
  • Pagamento da matrícula e da propina.

5. NOTAS IMPORTANTES:
5.1. Não é efetuado o reembolso de taxas pagas nem a devolução de documentação entregue;
5.2. A abertura dos cursos obedece a um número mínimo de matrículas;
5.3. Candidatos que não possuam Ficha ENES, poderão substitui-la pela Certidão do Ensino Secundário com os resultados (nota mínima 9.5) dos exames nacionais do ensino secundário correspondentes às provas de ingresso exigidas para o ingresso no ciclo de estudos em causa através do Regime Geral de acesso ao ensino superior.
5.4. Certidões provenientes de estabelecimentos de ensino estrangeiro:
– Originais ou fotocópias têm que estar autenticados/as pelos serviços oficiais de educação do respetivo país e reconhecidos pela autoridade diplomática portuguesa ou trazer a Apostilha de Haia;
– Estas autenticações devem estar claramente visíveis nas versões digitais submetidas nas candidaturas online;
– A certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação, utilizada na avaliação curricular;
5.5. Documentos académicos ou profissionais devem ser emitidos em português, inglês, espanhol ou francês. Se emitidos noutra língua, deverão ser traduzidos para português por um tradutor reconhecido pelas autoridades diplomáticas portuguesas.
5.6. Morada para envio da documentação:
Universidade Fernando Pessoa
Gabinete de Ingresso
Praça 9 de Abril, 349
4249-004 Porto
Portugal


CANDIDATURAS ENCERRADAS PARA ESTE REGIME DE INGRESSO EM 2019-20

Normas e informações sobre prosseguimento de estudos na Universidade Fernando Pessoa (UFP) no Ciclo de estudos integrado conducente ao mestrado em Medicina Dentária por candidatos titulares de diploma de licenciatura, ou equivalente legal, em Odontologia, obtido em países não pertencentes à União Europeia

A. Enquadramento normativo
1. O reconhecimento de graus académicos e diplomas atribuídos por instituições de ensino superior estrangeiras tem um regime jurídico próprio, definido pelo Decreto-Lei nº 66/2018, de 16 de agosto;

2. Nos termos deste decreto, somente as instituições públicas de ensino superior podem fazer reconhecimento direto de graus académicos estrangeiros;

3. A UFP, porque é uma instituição de ensino superior privado, não faz o reconhecimento automático de graus ou diplomas de ensino superior, mas, tendo em vista o prosseguimento de estudos, para obtenção dos graus ou diplomas, que nela funcionam, nos termos do nº 1 do artigo 45º do Decreto-Lei nº 74/2006, de 22 de março, na última redação que lhe foi dada pelo Decreto-Lei nº 65/2018, de 16 de agosto,  pode atribuir créditos (ECTS) à formação obtida em instituições de ensino superior nacionais ou estrangeiras, devidamente autorizadas;

4. A UFP pode também atribuir créditos a outras formações e a experiência profissional comprovada, relacionadas com o respetivo ciclo de estudos a frequentar, de acordo com os limites percentuais previstos nas diversas alíneas do referido artigo 45º e em conformidade com as regras aplicáveis à creditação constantes do artigo 45º-A do citado decreto-lei;

5. Os portadores de um grau académico em Odontologia, ou outra designação legalmente equivalente, conferido por instituição reconhecida de ensino superior de um país extracomunitário, que se candidatem à UFP, para prosseguimento de estudos com vista à obtenção do mestrado integrado em Medicina Dentária (MIMD), devem ter presente que a formação académica de médicos dentistas, na União Europeia, obedece às respetivas normas da Diretiva 2005/36/CE, na sua redação atual, de onde se salienta a obrigatoriedade de frequência a tempo integral da formação em Medicina Dentária;

6. A admissão à frequência das Unidades Curriculares necessárias, para conclusão do mestrado integrado em Medicina Dentária, além da observância das normas daquela Diretiva europeia, exige o cumprimento dos regulamentos pedagógicos e administrativos vigentes na UFP, no momento do ingresso do estudante;

7. O ingresso dos estudantes, a que se refere o nº 5, obedece a um processo administrativo-pedagógico de acesso constituído por duas fases distintas mas complementares.

B. Processo administrativo-pedagógico

B.1. Primeira fase: Elegibilidade de candidatura administrativa e cientifica

1. A candidatura à UFP, para prosseguimento de estudos no ciclo de estudos integrado conducente ao MIMD, é apresentada, no prazo estipulado no respetivo cronograma administrativo. Antes de formalizarem a candidatura, nos termos das alíneas seguintes, aconselha-se os candidatos a consultarem as informações sobre os requisitos administrativos e científicos necessários à admissão ao MIMD;

2. Candidatos com Diplomas de Licenciatura, ou equivalente, com número de horas de graduação inferior a 4500 (quatro mil e quinhentas) horas não reúnem condição administrativa, para se candidatarem, pelo que serão liminarmente recusados;

3. A candidatura é submetida única e exclusivamente no site da UFP

3.1. Os candidatos terão de preencher o formulário de candidatura, disponível no site, e anexar obrigatoriamente os comprovativos solicitados em cada um dos campos:
3.1.1 A comprovação da formação realizada (graduação, especialização, pós-graduação,…), deve ser feita, anexando os documentos seguintes:
a) Cópia digitalizada e autenticada do diploma de conclusão do grau e de outros diplomas ou certificados de formações de especialização ou de pós-graduação lato sensu e stricto sensu, no campo científico e profissional das ciências dentárias;
b) Cópia digitalizada e autenticada do histórico escolar da graduação, com a escala de avaliação quantitativa (a certidão de disciplinas deve também incluir a respetiva escala de notas utilizada na avaliação quantitativa, com indicação da nota mínima para aprovação e horas de graduação);
c) Curriculum vitae (em modelo Europass), descrevendo a experiência profissional como dentista e respetivo comprovativo dessa experiência;

3.2. Nesta primeira fase da candidatura, a autenticação das cópias do diploma e do histórico escolar pode ser feita pelas autoridades académicas da instituição onde foi obtido o grau ou por tabelião ou autoridade notarial habilitada;

3.3. Só serão consideradas as candidaturas cujo formulário esteja completamente preenchido e tenha anexas as cópias, legíveis, autenticadas dos documentos necessários à verificação de que os candidatos cumprem os requisitos legais e académicos exigidos para o prosseguimento de estudos no MIMD;

3.4. Todos os campos do formulário de candidatura não preenchidos, serão considerados em falta, não sendo aceites aditamentos de informação ou documentos em data posterior à validação da candidatura (Critério de elegibilidade). Todas as informações descritas no formulário de candidatura obrigam à apresentação de respetivo comprovativo. Quaisquer documentos em falta serão da responsabilidade do candidato e não serão considerados no processo de candidatura, inviabilizando, administrativamente, a candidatura;

3.5. Documentos, que não estejam redigidos em língua portuguesa, em língua inglesa, em língua espanhola ou em língua francesa, só serão aceites acompanhados por tradução certificada para a língua portuguesa;

4. A candidatura está sujeita ao pagamento da taxa de € 300 (trezentos euros, não reembolsável) relativa à verificação da conformidade legal da documentação e à análise do histórico escolar, do curriculum vitae e da certificação das formações de especialização e/ou de pós-graduação do candidato e da sua experiência profissional;
4.1. A candidatura administrativa apenas é validada pelo SIUFP (sistema de informação e de gestão académica da universidade) após o pagamento da taxa;
4.2. Candidatos que não tenham conta bancária portuguesa têm que pagar a candidatura on line por PayPal (única forma possível de pagamento);
4.3. Depois de submeterem a candidatura no site da UFP, serão reencaminhados para o site da PayPal para fazerem o pagamento. Caso não o façam nessa altura, não conseguirão validar o pagamento mais tarde, pelo que terão de voltar a submeter a candidatura no site da UFP;

5. O prazo de 30 dias úteis previsto para a análise da candidatura e comunicação do resultado quanto a validação administrativa e número de créditos/ECTS a efetuar para prosseguimento de estudos no MIMD-UFP, é contado, a partir do momento em que o pagamento da taxa seja recebido pela UFP;

6. A comunicação por e-mail do resultado da análise da elegibilidade administrativa a todos os candidatos encerra a primeira fase da candidatura.

B.2. Segunda fase de Candidatura: Seriação e seleção dos candidatos
1.
Os candidatos elegíveis administrativamente para seriação serão considerados em dois grupos:

– Grupo I: candidatos cuja formação graduada tenha durado mais de 4 anos;
– Grupo II: candidato cuja formação graduada tenha durado, entre 3 e 4 anos;

1.1 – Os candidatos serão seriados e ordenados de acordo com os critérios do Grupo I e do Grupo II e colocados em lista por ordem decrescente, considerando a nota final da graduação (ponderação de 35%) e o número de horas de formação graduada (ponderação 65%);
1.2 – As vagas existentes para o ano letivo de 2019-2020 são 40 (quarenta).

2. Para efeitos administrativos e científicos (conforme B.1- Pontos 5 e 6), o limite máximo de ECTS a atribuir pelo histórico escolar da formação graduada dos candidatos é de 70% da carga total do MIMD (conforme a alínea a) do nº 1 do Art. 45, Dec-Lei 65/2018) pela seguinte categorização:

  • de 4500h a 4900 h confirmadas no histórico escolar da graduação- Creditação de 180 ECTS
  • mais de 4900 h confirmadas no histórico escolar da graduação– Creditação de 210 ECTS

3. Dos candidatos seriados, serão selecionados para ingresso no MIMD-UFP os primeiros 40 candidatos seriados (Número máximo de vagas MIMD-UFP 2019-2020), conforme ordem de seriação;

4. Os candidatos selecionados terão de efetuar a matrícula, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, após a data do e-mail em que lhes foi comunicado o resultado da seriação e seleção. Caso não o façam, perdem o direito ao ingresso;

5. A matrícula terá de ser feita presencialmente no Gabinete de Ingresso e concretiza-se pela entrega do respetivo boletim devidamente preenchido e acompanhado das cópias originais dos documentos digitalizados que foram submetidos na primeira fase da candidatura e a informação sobre os conteúdos programáticos das suas formações (ementas). As cópias do diploma e do histórico escolar da graduação terão de ser autenticadas pela Apostilha de Haia ou por competente autoridade consular portuguesa;

6. A inscrição nas unidades curriculares realiza-se de forma definitiva, após a verificação formal dos documentos originais entregues, pela Comissão de Creditações. Nesta fase de verificação, esta comissão confirma a admissão dos candidatos seriados e selecionados para ingresso. Se forem detetadas falsas declarações do candidato, no que se refere às declarações sobre a sua formação graduada, o mesmo será excluído do processo;
6.1.  Das unidades curriculares (UC) a realizar no plano de formação para complemento do MIMD-UFP, há UC obrigatórias a frequentar e outras UC em que o candidato pode ser dispensado da frequência, mediante exame escrito de avaliação de competências, desde que no seu processo conste a documentação comprovativa de formação no âmbito de cursos não conferentes de grau académico (em conformidade com alínea d) e f) do art- 45º, Dec-Lei 65/2018) e a experiência profissional devidamente comprovada (em conformidade com alínea h) do art- 45º, Dec-Lei 65/2018);
6.2. Os candidatos com comprovativos de formação e/ou experiência profissional, e de acordo com o ponto 5., devem formalizar nos serviços administrativos da UFP (sob requerimento, num prazo máximo de 10 dias úteis após matrícula), o pedido do/dos exame/exames escritos de avaliação de competências e indicar quais as Unidades Curriculares (das UC de frequência não obrigatória) em que pretende realizar essa avaliação de competências.

NOTA: Após 10 dias da data efetiva da matricula no MIMD-UFP, não serão aceites requerimentos e pedidos de exames escritos de avaliação de competências, devendo o aluno cumprir o plano inicial fixado no ato de inscrição.

6.3. Das UC solicitadas para exames de avaliação de competências, o numero de ECTS das mesmas não pode exceder o total de 15 ECTS, para a formação (alíneas d) e f) do artº 45 do Dec. Lei 65/2018) e de 15 ECTS (alínea h) do artº 45, Dec.- Lei 65/2018), para experiencia profissional. Compete à Coordenação do MIMD, ouvido o Conselho Pedagógico da Faculdade, a decisão de aceitar a formação e/ou a experiência profissional indicadas pelo aluno, como adequadas e de nível justificativo para a opção do pedido de submissão a exame(s) escrito de avaliação de competências;
6.4. Após a apreciação do pedido por parte da Coordenação do MIMD e, se este merecer parecer favorável, o aluno poderá requerer no prazo de 5 dias úteis após tomar conhecimento pelos serviços administrativos, o(s) exame(s) escrito(s) de avaliação de competências, que se realizará em data a definir pela Coordenação MIMD-UFP. A realização da prova escrita de avaliação de competências poderá decorrer até ao mês de dezembro do ano letivo de matricula, sendo o aluno obrigado a frequentar as referidas UC até obtenção do resultado da avaliação;
6.5. Os alunos que solicitem exame escrito de avaliação de competências, iniciam as aulas nas unidades curriculares que pretendem ver avaliadas/creditadas na data que está definida. Caso obtenham resultado no exame escrito de avaliação de competências, igual ou superior a 9,5 valores (na escala de 0 a 20 valores), em cada UC solicitada, essa unidade curricular será creditada.

NOTA: Após afixação de resultados das provas de avaliação de competências não haverá lugar a mais nenhuma avaliação, de recurso ou especial, finalizando nesse ato o requerimento de avaliação/creditação de UCs no âmbito de formação e experiência profissional comprovadas. Os alunos que não obtenham resultado igual ou superior a 9,5 valores a cada UCs solicitada, no exame escrito de  avaliação de competências, nesta fase, não poderão requerer novo exame para esse efeito, cumprindo o plano de estudos das UC apresentado inicialmente, e num total de 90 ECTS ou 120 ECTS, conforme seriação e seleção.

6.6. Os alunos nas condições do ponto 5. que não quiserem ser submetidos a exame de avaliação de competências adquiridas nesta fase, não o poderão requerer noutra fase, cumprindo assim o plano de estudos apresentado e definido inicialmente, e num total de 90 ECTS ou 120 ECTS, conforme seriação e seleção.

7. No ato da matrícula, o candidato terá de efetuar os seguintes pagamentos:
a) Taxa de matrícula;
b) Taxas de registo das creditações que lhe foram atribuídas pela formação anterior ou por experiência profissional comprovada;
c) Taxa de inscrição e de frequência relativas aos ECTS em que se inscreve;
d) Taxa de utilização e de desgaste do instrumental das clínicas dentárias, a ser usado no ensino clínico.

8. Os montantes a pagar constam do Regulamento das Taxas Escolares praticadas na UFP, que está disponível no site da UFP, assim como toda a informação relativa a modalidades e prazos de pagamento;
8.1. O Gabinete de Ingresso enviará, por e-mail, a cada candidato toda a informação administrativa e financeira que lhe diga respeito, para a efetivação da matrícula e inscrição.

9. A efectivação da matrícula e da inscrição para a frequência e prosseguimento de estudos no MIMD exige que o candidato seja titular de um visto de autorização de residência em Portugal;
9.1. Se, no ato da matrícula e de inscrição, o candidato não tiver ainda um visto válido de permanência no nosso país ou noutro país europeu do Espaço Shengen e tiver necessidade de uma declaração de matrícula, para integrar o seu dossiê de pedido de visto, o Gabinete de Ingresso pode aceitar a matrícula condicionalmente e atestar essa situação na respectiva declaração;
9.2. No ato da realização da matrícula condicional, o candidato assinará documento em que declara que:
a) tem conhecimento de que a matrícula e a inscrição são condicionais e que as mesmas serão anuladas, se não legalizar a sua situação de residência, antes de terminado o ano letivo em que se inscreveu;
b) tem conhecimento de que a UFP não faz reembolsos dos montantes pagos para a matrícula, para registo de creditações e para a inscrição em unidades curriculares e respetivas taxas de frequência.


C. Informações do Gabinete de Ingresso sobre a candidatura de titulares de diploma de licenciatura, ou equivalente legal, em Odontologia, obtido em países não pertencentes à União Europeia para prosseguimento de estudos no MIMD da UFP, no ano letivo de 2019-2020:


1. A candidatura apresentada em 2019/20 apenas é válida para este ano letivo. O processo de elegibilidade administrativa e científica e de seriação e seleção de candidatos à matrícula não é transferível para anos letivos seguintes;

2. Não há reembolso dos montantes pagos, para liquidar as taxas escolares devidas pelo processo de candidatura, de seriação e de seleção, de creditação de formação anterior, de matrícula e de inscrição e frequência;

3. Não é efetuada a devolução da documentação entregue;

4. A documentação entregue, original ou fotocópia, tem que estar autenticada pelos serviços oficiais de educação do país, no qual o curso foi realizado, e reconhecida pela respetiva autoridade diplomática portuguesa ou com a Apostilha da Convenção de Haia.

5. Nas candidaturas, submetidas on-line, os comprovativos/documentos autenticados devem ser digitalizados de forma a permitir a sua correta visualização;
5.1. Os candidatos admitidos ao ingresso terão de entregar as versões físicas dos documentos no ato da matrícula;
5.2. Todos os documentos académicos têm de ser emitidos em Português, Inglês, Espanhol ou Francês. Se emitidos noutra língua, deverão ser traduzidos para Português, por um tradutor reconhecido pela respetiva entidade diplomática;
5.3. As candidaturas, que não sejam devidamente instruídas, serão liminarmente recusadas;
5.4. O número máximo de candidatos titulares de diploma de licenciatura, ou equivalente legal, em Odontologia, obtido em países não pertencentes à União Europeia a admitir, para prosseguimento de estudos no MIMD, em 2019-2020, é de 40, correspondente ao número de vagas disponíveis para o efeito.

D. Cronograma da candidatura, do processo de seriação e seleção dos candidatos titulares de diploma de licenciatura, ou equivalente legal, em Odontologia, obtido em países não pertencentes à União Europeia para prosseguimento de estudos no MIMD, em 2019-2020 (quadro resumo):

DATA DESCRITIVO OBSERVAÇÕES
de 25 a 28 de Junho de 2019 Prazo para candidatura administrativa Preencher o formulário de candidatura na sua totalidade Todos os campos não preenchidos, serão considerados como ausentes, não sendo aceites aditamentos de informação ou documentos posteriormente à validação da candidatura (Fase B1). Todas as informações descritas no formulário de candidatura obrigam à apresentação de respetivo comprovativo. Quaisquer documentos em falta serão da responsabilidade do candidato e não serão considerados no processo de candidatura, inviabilizando a elegibilidade da candidatura;
Até 31 de Julho de 2019 Comunicação pelo GI-UFP de candidaturas elegíveis/validadas e número de créditos/ECTS creditáveis – 40 VAGAS Comunicação do resultado quanto a validação administrativa e número de créditos/ECTS a efetuar para prosseguimento de estudos no MIMD-UFP.
2 a 13 de Setembro de 2019 Comunicação presencial no GI das creditações e das UCs a realizar para prosseguimento de estudos no MIMD-UFP, aos 40 candidatos selecionados para ingresso; Os candidatos selecionados terão de efetuar a matrícula, no prazo máximo de 15 (quinze) dias, após a data do e-mail em que lhes foi comunicado o resultado da seriação e seleção. Caso não o façam, perdem o direito ao ingresso.
16 de setembro de 2019 Data limite de matrícula e de inscrição nas UCs do plano de prosseguimento de estudos no MIMD-UFP. Das unidades curriculares (UC) a realizar no plano de formação para complemento do MIMD-UFP, há UC obrigatórias a frequentar e outras UC em que o candidato pode ser dispensado da frequência, mediante exame escrito de avaliação de competências, desde que no seu processo conste a documentação comprovativa (alíneas d), f) e h) do art- 45º, Dec-Lei 65/2018).
26 Setembro de 2019 Data limite para requerimento para Exame (s) escritos de avaliação de competências na(s) UCs a serem avaliadas para o efeito. Das UC solicitadas para exames de avaliação de competências, o numero de ECTS das mesmas não pode exceder o total de 15 ECTS, para a formação (alíneas d) e f) do artº 45 do Dec. Lei 65/2018) e de 15 ECTS (alínea h) do artº 45, Dec.- Lei 65/2018), para experiencia profissional.
18 Outubro de 2019 Parecer aos requerimentos de exames de avaliação de competências pela CCMIMD-UFP e informação da(s) datas das provas. Após a apreciação do pedido por parte da Coordenação do MIMD e, se este merecer parecer favorável, o aluno poderá requerer (no prazo de 5 dias úteis após tomar conhecimento pelos serviços administrativos), o(s) exame(s) escrito(s) de avaliação de competências.
Até 31 de Dezembro de 2019 Realização dos Exame(s) escritos de avaliação de competências nos meses de Outubro, Novembro e até 31 de Dezembro de 2019. A realização da prova escrita de avaliação de competências poderá decorrer até ao mês de dezembro do ano letivo de matricula, sendo o aluno obrigado a frequentar as referidas UC até obtenção do resultado da avaliação.