Inventário de Psicoterapia Positiva em investigação da UFP

“Estudo preliminar de adaptação e validação do Inventário de Psicoterapia Positiva numa Amostra da População Portuguesa” é o título do artigo publicado na Revista Portuguesa de Investigação Comportamental e Social, que resulta de projeto de investigação coordenado pela Profª. Doutora Carla Fonte, com a participação das Antigas Alunas de Psicologia Clínica e da Saúde da UFP, Dras. Marlene Ferreira, Filipa Pereira e Inês Prior. 

O trabalho de investigação realizado teve como objetivo realizar o estudo preliminar da validação e adaptação para a população portuguesa do INVENTÁRIO DE PSICOTERAPIA POSITIVA, conceptualmente alicerçado no estudo científico de emoções positivas, traços individuais positivos e pontos fortes, permitindo ajudar as pessoas a aprenderem a crescer com as suas experiências, mesmo que as mesmas possam ser traumáticas.

Com recurso a metodologia de carácter exploratório e descritivo, a investigação compreendeu uma amostra de 247 participantes com idades entre os 18 e os 69 anos e permitiu concluir que, neste estudo preliminar, o Inventário de Psicoterapia Positiva apresentou boas qualidades psicométricas.

O artigo, em versão integral de acesso livre, está acessível aqui.