Projeto da UFP investiga Inteligência Artificial em Sismos

O projeto ASSIMILATE (Assessment of Seismic Safety Integrated with Machine Learning and Tremors), promovido pelo curso de Engenharia Civil da UFP, garantiu financiamento no âmbito do concurso de projetos em todos os domínios científicos coordenado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Este projeto visa investigar o papel da Inteligência Artificial na avaliação do impacto de sismos, ou seja, como é que dados recolhidos através de sensores low-cost podem ser usados para treinar algoritmos de inteligência artificial a avaliar automaticamente o impacto de sismos em Portugal.

Promovido, como referido, pela UFP, o projeto conta com a colaboração da Universidade de Aveiro e da Universidade do Porto e também com o apoio da Autoridade Nacional para a Proteção Civil, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera e da SafeHub, uma empresa startup com base na Califórnia.

 

Fotografia de Habitações na Ilha do Faial, Açores, após o sismo de 1998. Habitação da esquerda tinha sido alvo de um reforço estrutural moderado antes do sismo