Sustentabilidade debatida em Jornadas Académicas da UFP

Adaptado aos tempos de pandemia em que vivemos, decorreu em ambiente online o evento que representa o culminar dos Estágios de Marketing e Publicidade dos alunos do 3º ano do Curso de Ciências da Comunicação, denominado, desde o ano letivo anterior, “Jornadas Académicas para a Sustentabilidade”. Para além da partilha que os alunos fizeram do Trabalho desenvolvido, circunscrito a temáticas trabalhadas nos últimos anos, participaram vários convidados e marcas portuguesas e brasileiras, que partilharam produtos, conhecimentos e vivências, focalizadas na sustentabilidade.

Em ligação com o mundo empresarial, mote sempre presente nos estágios, tivemos a colaboração institucional da Lipor, através do responsável pela gestão dos suportes de comunicação, interna e externa, Nuno Barros que, além de ter participado no evento, acompanhou os estágios, ministrando várias palestras sobre reciclagem.

No primeiro painel tivemos a participação de Madeleine Müller, Professora da ESPM, Porto Alegre, Brasil, que nos falou da Moda para novos tempos; o designer sociólogo empreendedor social Mário Pereira, que administra a marca de calçado Villaget, com a palestra “Empreendedorismo social e lixo zero”; e Adriana Mano da marca portuguesa Zouri, “Do lixo ao valor”.

Após um debate com elevada participação dos presentes, seguiu-se Sofia Pereira, representante do Movimento Slow Portugal e responsável da Academy 4 you, que nos falou da importância de “Desacelerar para viver melhor”; do Brasil tivemos ainda a presença de Marcelo de Oliveira, Professor da Universidade Federal do Amazonas, que nos brindou com um projeto de Desenvolvimento de produtos circular; e Fabiane de Azevedo, Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Amazonas que falou de Iniciativas de reciclagem de plástico.

Após novo debate sobre as problemáticas apresentadas, chegou a vez dos quatro grupos de estágios, “mini agências de publicidade” apresentarem o trabalho desenvolvido ao longo do semestre: a Agência Valsa, com a temática Moda Sustentável; a Agência YeSir, trabalhou as Smart Cities; a Agência Orango, focou-se na Economia Circular; e, por último, a Agência Gás, desenvolveu a Slow Food.

Aos nosso convidados, Madeleine Müller e Nuno Barros, coube a tarefa de fazerem uma avaliação do exposto por cada um dos grupos (Identidade visual, fotografia, spot de áudio e vídeo, cartazes, marketing de guerrilha, entre outras peças das campanhas de publicidade), tendo ambos tecido rasgados elogios ao trabalho apresentado.

Todo o trabalho, evento inclusive, foi coordenado pelos professores António Cardoso, estágio de Marketing e Francisco Mesquita, estágio de Publicidade.

Francisco Mesquita