Apresentação
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O conflito nas suas várias dimensões e manifestações é um fenómeno psicossocial e político que conhece hoje novas manifestações e representações, designadamente no Cinema, no Jornalismo e na Investigação Criminal.
Um pouco por todo o lado irrompem novos acontecimentos, atualizam-se tragédias e alteram-se relações de poder. A instabilidade, os desequilíbrios e injustiças, a perversidade, o medo, coexistem com discursos e práticas radicais e fundamentalistas. A urgência do pensamento não se compadece com a velocidade das decisões nem com o imediatismo dos media.
Para discutir as várias abordagens do cinema em relação aos fenómenos da guerra e da criminalidade e violência urbanas, este encontro reúne duas abordagens em que se cruzarão diferentes áreas do saber, intercetando crime, violência e arte, cinema, procurando-se chamar ao debate as questões relacionadas com a violência e a guerra, sob uma perspetiva atual e numa visão multidisciplinar e multifacetada.
O evento conjunto – I Conferência Internacional Cinema & Conflito: guerra e violência e o V OPVC: Guerra & Violência – reunirá estudantes e investigadores nos dias 1 e 2 de março de 2023, na Universidade Fernando Pessoa e propõe-se a articular diferentes experiências de investigação, com o objetivo de contribuir para uma discussão transdisciplinar, ambicionando enfrentar desafios e perguntas difíceis.
Parceiros
Apoios
Organização
Comissão Científica
Presidentes:
Eduardo Paz Barroso (Cinema & Conflito)
Ana Isabel Sani (OPVC)
Membros:
Ana Catarina Pereira, LabCom, Universidade da Beira Interior
Ana Soares, Centro de Investigação em Artes e Comunicação, Universidade do Algarve
Ana Sani, Universidade Fernando Pessoa
Caterina Cucinotta, Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa
Elsa Simões, Universidade Fernando Pessoa
Hugo Harris, Universidade Presbiteriana Mackenzie
Isabel Ponce de Leão, Universidade Fernando Pessoa
Joaquim Ramalho, Universidade Fernando Pessoa
Laura M. Nunes, Universidade Fernando Pessoa
Liliana Rosa, Escola Superior Artística do Porto
Renato Essenfelder, Universidade Fernando Pessoa
Rui Estrada, Universidade Fernando Pessoa
Sandra Tuna, Universidade Fernando Pessoa
Eduardo Paz Barroso, Universidade Fernando Pessoa & LabCom, Universidade da Beira Interior
Nelson Araújo, Centro de Estudos Arnaldo Araújo, Escola Superior Artística do Porto
Rita Capucho, Centro de Estudos Interdisciplinares CEIS20, Universidade de Coimbra & Porto Femme International Film Festival
Jorge Paixão da Costa, Universidade Lusófona
Sérgio Sá, Instituto de Etnomusicologia – Centro de estudos em Música e Dança, Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa
Comissão Organizadora
Coordenadores:
Sandra Tuna (Cinema & Conflito)
Laura Nunes (OPVC)
Membros Cinema & Conflito
Eduardo Paz Barroso
Renato Essenfelder
Membros OPVC
Ana Isabel Sani
Diana Moreira
Joaquim Ramalho
Laura M. Nunes
Identidade Visual
Francisco Mesquita
Programa
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1 DE MARÇO
08:45 – Receção (Salão Nobre 3º Piso)
09:30 – Sessão de Abertura
Salvato Trigo (Reitor da Universidade Fernando Pessoa)
Nadine Rombert Trigo (Pró-Reitora do Desenvolvimento Institucional e Relações Internacionais)
Eduardo Paz Barroso (Presidente da Comissão Científica da Conferência Cinema e Conflito)
Ana Isabel Sani (Presidente da Comissão Científica do V Congresso OPVC)
10:15 – KEYNOTE SPEAKER: Jorge Paixão Costa (Realizador de Cinema e Docente da Universidade Lusófona) – A guerra e o modo de produção cinematográfico português (Aspetos do caso “Raia dos Medos” e “Soldado Milhões”)
Moderação: Eduardo Paz Barroso (Universidade Fernando Pessoa)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93405476285
11:15 – COFFEE BREAK
11:30 – MESA REDONDA:
Ana Isabel Soares (Universidade do Algarve) – “Configurações de conflitos interiores no cinema”
Caterina Cucinotta (Universidade Nova de Lisboa) – “Desarrumar conflitos: o cómico, o cínico e o surreal na construção visual antimáfia”
Nelson Araújo (Escola Superior Artística do Porto) – “Premonições de João César Monteiro sobre o atual contexto sociopolítico”
Moderação: Eduardo Paz Barroso e Renato Essenfelder (Universidade Fernando Pessoa)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/96864586474
12:30 ~ 14:00 – ALMOÇO
14:00 ~ 15:00 – “O Documentário e as Violências no Brasil”
Piero Sbragia (jornalista e documentarista) e Cristiano Burlan (realizador de cinema e professor)
Moderação: Hugo Harris (Universidade Presbiteriana Mackenzie) e Renato Essenfelder (Universidade Fernando Pessoa)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/94082788013
15:00 – COFFEE BREAK
15:15~16:00 – “Mulheres na Guerra: gramáticas de um conflito”
Rita Capucho (Universidade de Coimbra)
Moderação: Eduardo Paz Barroso (Universidade Fernando Pessoa) e Ana Catarina Pereira (Universidade da Beira Interior)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/98992477894
16:00 ~17:00 – Sessão – Cátedra de Bioética – Cinema e Guerra
Mesa Redonda com Mário Augusto (RTP), Susana Teixeira (UFP)
Moderação: Rui Estrada (UFP)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95738876602
16:00 ~17.15 – Sessões de apresentação paralelas
SESSÃO 1 – Moderação: Elsa Simões (UFP) / Sala: 310 (3º Piso)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95666391641
Vítor de Sousa (CECS-UM): “Fantasia Lusitana” em plena II Guerra Mundial: o Portugal da ficção vs. o país real. A tentativa de criação pelo Estado Novo de uma identidade portuguesa”
Margarida Raposo (UFP): “Guerra e nova censura: uma reflexão sobre o filme “E tudo o vento levou”
Jorge Manuel Neves Carrega* (CIAC): “A ocupação nazi da França no cinema de René Clément”
Júlia Marques, Ana Catarina Pereira & Daniel Oliveira Silva (UBI /Speculum): “Ditadura Militar e Guerra Fria na primeira pessoa: As esferas pública e privada nos filmes “Diário de uma busca” e “Marighella””
SESSÃO 2 – Moderação: Francisco Mesquita (UFP) / Sala: 306 (3º Piso)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/92980057753
Daniel Seabra UFP OPVC CICS-NOVA: “Não se estava vivo em lugar nenhum” A violência do estilo casual e suas motivações”
Jorgelene dos Santos Oliveira* (Ufopa): “Análise fílmica de Amazônia a nova Minamata? (2022): identificação de conflitos”
Sandra Nodari* (UQÀM): “Quem são as personas apresentadas na série audiovisual Extremistas.br? Um estudo de caso a partir das vozes das fontes falantes sobre os atos antidemocráticos no Brasil”
Tiago Luís Minau Ramos (CEAUL): “Peeping Tom: O Cinema como um Instrumento de Violência”
* online
2 DE MARÇO
09:00 – Receção (Salão Nobre 3º Piso)
09:30 – KEYNOTE SPEAKER: Sandra Walklate (Universidade de Liverpool – Reino Unido)
“Perspectives of Victimology Attending to War Times”
Moderação: Maria Alzira Dinis (Universidade Fernando Pessoa)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/99478154990
10:30 – COFFEE BREAK
(Sessão de apresentação de Posters)
11:00 – Sessões de apresentação paralelas
Moderação: Diana Moreira (Universidade Católica)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/93668446275
Candy Silva et al.: Será que os agressores têm no seu historial o facto de terem sido vítimas de abuso sexual na infância?
Patrícia Moreira et al. : Encontrar-se-á o facto de terem sido vítimas de abuso emocional e/ou negligência na infância no historial dos agressores?
Daniela Ribeiro et al.: Violência e delito – vitimação e padrão predominante de vinculação em indivíduos com práticas delinquentes
Filipa Carvalho et al. : Violência e Adições: Causa ou Efeito?
Nancy Almeida et al. : Experiência de vitimação por indivíduos dependentes de drogas.
Tatiana Brandão et al.: Crime empresarial e a criminologia: Os mecanismos de imputação penal no compliance criminal.
Rayara Custódio et al.*: Mulheres encarceradas: Vitimação e a prática de crimes
Eirini Aristotle *: To Perpetual Peace
Laura Nunes et al.: Boas práticas de intervenção espacial para a mais eficaz prevenção criminal
* online
13:00 ~ 14:30 – ALMOÇO
14:30 – PAINEL: “Migrants / Refugees Victimization”
Helmut Kury (Universidade de Freiburg – Alemanha)
Moderação: Rui Estrada (Investigador OPVC – Universidade Fernando Pessoa)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/91987980091
15:30 – “Criminology and Victimology Handbook”
Autores: Laura M. Nunes e Ana Sani (Coordenadoras OPVC – Universidade Fernando Pessoa)
Apresentado por Vanessa Cavalcanti
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95380889955
16:00 – COFFEE BREAK
(Sessão de apresentação de Posters)
16:30 – Sessões de apresentação paralelas
Moderação: Vanessa Azevedo (Investigadora OPVC – FPCEUP)
https://videoconf-colibri.zoom.us/j/95776224795
Mariana Magalhães et al.: Violência sexual na Guerra da Ucrânia: Reações dos Internautas a Notícias no Facebook?
Daniela Paulo et al. : Violência e crime – o impacto do estado e das caraterísticas dos espaços físicos.
Joana Araújo et al.: Online Grooming: das dificuldades de conceptualização à compreensão do processo.
Daniela Cunha et al.: Resposta de Acolhimento de Emergência- Cruz Vermelha Portuguesa de Matosinhos.
Vanessa Azevedo et al.: Mais vale prevenir do que remediar: Prevent It | Programa de intervenção para Minor Attracted People
17:30 – Sessão de Encerramento
Inês Gomes (Pró-Reitora Académica da Universidade Fernando Pessoa)
Pedro Reis (Diretor da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da UFP)
Moderação: Sandra Tuna e Laura Nunes (Universidade Fernando Pessoa)
a UFP
Sobre a nossa Universidade
A Universidade Fernando Pessoa (UFP), instituída pela Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa (FFP) e reconhecida de interesse público pelo Decreto-Lei nº 107/96, de 31 de Julho, é o resultado de um projeto inovador de ensino superior, iniciado nos anos de 1980, através do Instituto Superior de Ciências da Informação e da Empresa, e do Instituto Erasmus de Ensino Superior, que lhe serviram de base estruturante e cuja antiguidade de graus e diplomas herdou, nos termos do Artigo 7º daquele decreto.
VISÃO
Ser reconhecida como uma Universidade que inova no conhecimento e nos métodos de ensinar, contribuindo para o enriquecimento do país, ajudando a formar cidadãos empreendedores, cientificamente bem preparados, culturalmente evoluídos, socialmente empenhados e eticamente comprometidos.
MISSÃO
A UFP assume como sua missão primeira o ensino sustentado em honesto estudo e permanente atualização científica, servido por uma metodologia pedagógica inovadora que transforme conhecimentos em competências, pelo desenvolvimento do espírito crítico e do pensamento autónomo de estudantes abertos à interdisciplinaridade e a uma sólida formação ética, cultural e cívica.
A Universidade cumpre a sua missão, respeitando a diversidade étnica, cultural, política e religiosa assim como a igualdade de género.
A observância da Declaração Universal dos Direitos Humanos; a abominação da guerra e dos fundamentalismos ideológicos e religiosos; a tolerância nas relações sociais; e a ousadia criativa e empreendedora são os valores orientadores da universidade, no cumprimento da sua missão e na realização dos seus objetivos.
Com o lema Nova et Nove (inovar no conhecimento e nos métodos de ensinar), a Universidade Fernando Pessoa (UFP) tem como objetivos o ensino, a investigação, a extensão comunitária e a prestação de serviços nos domínios da formação oferecida pelas suas unidades orgânicas de ensino presencial:
- Faculdade de Ciência e Tecnologia
- Faculdade de Ciências Humanas e Sociais
- Faculdade de Ciências da Saúde
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Submissão Resumos
O Prazo para 2ª Fase submissão de resumos: 10 de fevereiro
APRESENTAÇÃO
A história do cinema está entrelaçada com um de seus principais temas: a guerra. Desde o infame e tecnicamente inovador “O Nascimento de Uma Nação” (The Birth of a Nation, EUA, 1915), de D. W. Griffith, que tem como pano de fundo a Guerra da Sucessão nos Estados Unidos, até ao cinema que denuncia a barbárie, como o clássico visceral “Vá e Veja” (“Idi i Smotri”, URSS, 1985), realizado por Elem Klimov, o olhar de inúmeros realizadores sobre esses conflitos, que muitas vezes ultrapassam qualquer possibilidade de compreensão racional, perpassa todo o espectro das emoções humanas: a empolgação da vitória, a exaltação do heroísmo de soldados e civis, a repulsa e o horror ante o indizível, a confusão, o ridículo, o medo e, até, o amor – seja o amor romântico que floresce na guerra, entre aliados e inimigos, seja a paixão violenta que toma conta de soldados animalizados na frente de batalha.
Uma das primeiras longas-metragens de que se tem notícia, o italiano “Quo Vadis”, realizado em 1912 por Enrico Guazzoni, é de certa forma ele próprio um filme de guerra, “feito enquanto ferramenta de legitimação da expansão imperialista italiana”. Não por acaso, é lançado no mesmo ano em que a Guerra ítalo-turca termina. O cinema de guerra foi, afinal, muitas vezes também um cinema de propaganda, usado para desumanizar adversários, exaltar aliados e justificar atrocidades – seja na forma ficcional, seja na forma documental.
Mas a violência dos conflitos armados não se restringe às frentes de batalha. No grande ecrã, a violência urbana é outro tema constante, que provoca em nós um estranho fascínio. É um território de serial killers e predadores noturnos, perturbados e solitários, que vagueiam pelas ruas em busca da próxima vítima. O horror, diz o cinema, muitas vezes não está nas frentes a milhares de quilómetros de nós, mas sim na porta ao lado, onde o desconhecido espreita.
Para discutir as várias abordagens do cinema em relação aos fenómenos da guerra e da criminalidade e violência urbanas, este encontro reúne duas abordagens em que se cruzarão diferentes áreas do saber, intercetando crime, violência e arte, cinema, procurando-se chamar ao debate as questões relacionadas com a violência e a guerra, sob uma perspetiva atual e numa visão multidisciplinar e multifacetada. O evento conjunto – I Conferência Internacional Cinema & Conflito: guerra e violência e o V OPVC: Guerra & Violência – reunirá estudantes e investigadores no próximos dias 1 e 2 de março de 2023, na Universidade Fernando Pessoa (Porto – Portugal).
REGRAS PARA A ESTRUTURA DOS RESUMOS
POSTERS e/ou COMUNICAÇÕES
- Indique o evento ao qual se candidata:
» I Conferência Internacional sobre Cinema e Conflito: Guerra e Violência
» V Congresso Internacional da OPVC: Guerra e Violência
- Título, nome(s) do(s) autor(es) (nome e apelido), afiliação institucional e respetivos endereços eletrónicos para contacto, modo de apresentação (online ou presencial), tipo de apresentação (Poster ou Comunicação);
- Resumo, em inglês, português ou espanhol, sem ultrapassar 300 palavras e incluindo os seguintes pontos:
» Introdução
» Método
» Resultados/discussão
» Conclusões
» Indicação de 3 a 5 palavras-chave - Os resumos devem ser originais, não apresentados ou publicados previamente. O conteúdo do resumo é da exclusiva responsabilidade do(s) autor(es).
- O texto deve adotar o seguinte formato: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, e espaçamento de 1,5 pt entre linhas, em Word.
Apresentação oral
Cada apresentação (presencial ou online) terá uma duração de 10 a 15 minutos.
(Será apresentada nos diapositivos de acordo com o modelo do evento, em português, espanhol ou inglês.)
Submissão de resumos (Posters e/ou Comunicações)
Procedimentos e datas a considerar:
- Os resumos devem ser enviados no formulário que se encontra abaixo da página, até 10 de fevereiro de 2023 às 24:00 horas;
- Será enviada uma mensagem por correio eletrónico com a confirmação da receção dos resumos;
- Aviso de Aceitação / Rejeição do resumo proposto será realizado por e-mail, até às seguintes datas:
» 15 de fevereiro de 2023 (para submissões até 31 de janeiro de 2023)
- Após aceitação, os autores dos trabalhos submetidos devem inscrever-se no evento até 20 de fevereiro de 2023 (inscrição obrigatória).
- As inscrições só são aceites após o pagamento.
- Os Posters e as Comunicações devem utilizar o modelo previamente fornecido e disponível no website do evento.
SUBMISSÃO DE RESUMOS
Inscrição
Valores & Formulário de Inscrição
ATÉ 15 DE FEVEREIRO DE 2023
Investigadores da UFP e instituições parceiras, com comunicação /poster | 40,00€ |
Estudantes da UFP e instituições parceiras, com comunicação /poster | 20,00€ |
Instituições externas, com comunicação /poster | 50,00€ |
Participantes sem comunicação /poster | 20,00€ |
Estudantes da UFP e instituições parceiras sem comunicação /poster | 15,00€ |
DEPOIS DE 15 DE FEVEREIRO DE 2023
Investigadores da UFP e instituições parceiras, com comunicação /poster | 50,00€ |
Estudantes da UFP e instituições parceiras, com comunicação /poster | 30,00€ |
Instituições externas, com comunicação /poster | 60,00€ |
Participantes sem comunicação /poster | 30,00€ |
Estudantes da UFP e instituições parceiras sem comunicação /poster | 20,00€ |
Importante:
A inscrição inclui: certificado (a ser enviado por e-mail), documentação e coffee breaks.
- Modo de Pagamento: Transferência Bancária
- Nome: Fundação Ensino e Cultura Fernando Pessoa-Pharma
- Banco: Caixa Geral de Depósitos – CGD
- Código balcão: 0091
- NIB: 0035 00910001231233050
- IBAN: PT50 0035 0091 0001231233050
- SWIFT: CGDIPTPL
Nota: Os participantes devem enviar o comprovativo da transferência bancária através da inscrição online, anexando o documento.
INSCRIÇÃO