Ciências da Comunicação num palco de grandes acontecimentos

Uma oportunidade única de contacto com a ante-estreia de uma grande co-produção internacional de ópera, de visitarem um teatro nacional de referência como é o Coliseu Porto Ageas e de conhecerem as suas dinâmicas de comunicação enquanto instituição artística.

Foi desta forma que o Diretor  do Coliseu Porto Ageas e docente da UFP, Prof. Doutor Eduardo Paz Barroso, classificou a visita que os seus alunos da licenciatura em Ciências da Comunicação e do ramo de jornalismo do mestrado em Ciências da Comunicação tiveram oportunidade de realizar.

A visita guiada teve lugar na véspera de uma grande produção de ópera, “La forza del destino” da qual o Coliseu foi co-produtor juntamente com o Teatro Nacional de São Carlos, o que permitiu aos alunos da UFP o contacto com o espaço em montagens de cenário, testes de som e em preparação para a récita.

 

Como relatou Sara Coelho, assessora de comunicação do Coliseu Porto Ageas, a visita guiada “passou pelo Foyer, pela Sala Principal, pela Galeria, pela entrada de artistas e pelos Camarins, com uma contextualização histórica do Coliseu, inaugurado em 1941 e classificado como Monumento de Interesse Público. Também puderam ver um livro de recortes de jornais, onde eram agrupados os artigos que saíam sobre o Coliseu, no caso um livro com recortes de 1959” e permitiu ainda “conhecer como funciona a comunicação de uma casa que acolhe tantos espetáculos diferentes, do ballet aos concertos pop/rock, do fado ao teatro de comédia, da ópera ao Circo, e como é feita a divulgação, tanto do Coliseu enquanto Instituição, como dos espetáculos que aqui acontecem”.