PASOP no Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão

O Agrupamento de Escolas do Couto Mineiro do Pejão (Raiva) recebeu alunos e antigos alunos da Universidade Fernando Pessoa, no âmbito do Projeto Ambulatório de Saúde Oral e Pública. Foram realizados 22 rastreios de Medicina Dentária e 47 de Nutrição.

A equipa foi composta pelas antigas alunas da UFP,  Dr.ª Manuela Rocha, Enf.ª Francisca Sousa e Enf.ª Joana Semblano, acompanhadas por quatro alunas do mestrado integrado em Medicina Dentária e da licenciatura em Ciências da Nutrição. 

A UFP assume uma missão social de elevada importância, não só ao nível da formação cidadã, mas também da educação para a partilha e para a solidariedade com a sociedade. Assim,  o PASOP foi concebido para responder a três propósitos essenciais:

  • um propósito pedagógico (permitir aos alunos dos vários cursos de saúde uma aprendizagem em situação real);
  • um propósito cívico (possibilita aos alunos o desenvolvimento da consciência solidária pelo contacto com graves carências higiénicas e de saúde individual e pública, além de económicas);
  • um propósito social (pela sensibilização das pessoas para a responsabilidade de investirem em saúde, para não terem de gastar tanto com a doença).

Saiba mais sobre o PASOP.