Visita à construção dos “Paços da Prelada Evo”

Os alunos da disciplina de GEE – Gestão de Empresas e de Estaleiros, disciplina semestral do 3.º ano da licenciatura de Engenharia Civil da UFP, visitaram a obra de construção do condomínio de edifícios denominado “Paços da Prelada Evo”. Um empreendimento habitacional, situado na zona da Prelada, no Porto, promovido pela Imodávila – Sociedade de Gestão e Investimentos Imobiliários S.A., e concebido pelo gabinete APEL Arquitetura.

A visita contou também com a presença de alguns alunos da disciplina de GPE – Gestão de Projetos e Empreendimentos, disciplina semestral do 4.º ano do Mestrado Integrado de Arquitetura e Urbanismo da UFP, que aproveitaram a visita para o contacto próximo com a realidade da execução e gestão de obra.

Diretamente relacionado com o âmbito da estrutura curricular da disciplina de GEE – Gestão de Empresas e de Estaleiros, os alunos tiveram a possibilidade de estabelecer contacto direto com a realidade da execução de uma grande obra de construção civil, em plena atividade e desenvolvimento de diversos trabalhos, nomeadamente execução de alvenarias, montagem de infraestruturas de instalações técnicas, realização de
acabamentos e ainda execução de revestimentos de fachada, etc.

A visita detalhada às diversas frentes de obra, bem como as explicações da equipa gestora da obra, encabeçada pelo Dr. Vitor Àvila, permitiu perceber a forma como foi planeada a execução desta empreitada, como está organizada a obra, a sua estrutura de gestão e controlo, os vários intervenientes nos diversos processos de obra, a organização do estaleiro e os inúmeros constrangimentos existentes.
Foi igualmente possível contactar com as diversas unidades de produção e com os equipamentos de apoio à obra, conhecer os diversos métodos construtivos em aplicação, analisar as questões de segurança, ambiente e qualidade, planeamento e controlo de obra.

Esta empreitada de construção da responsabilidade da promotora Imodávila – Sociedade de Gestão e Investimentos Imobiliários S.A., consiste na realização de um condomínio que será composto por dois blocos de apartamentos, um de carácter mais familiar (apartamentos T3 e T4) e outro de carácter mais jovem (apartamento T1 e T2), onde foram projetadas um conjunto de áreas comuns que serão uma verdadeira extensão das casas dos residentes.
No bloco A, serão criados espaços de lazer para crianças, jovens e adultos, como áreas lounge, espaço de jogos, espaço de treino, zonas de estudo e um espaço polivalente para reuniões de condóminos. No bloco B, serão criados espaços de coworking, minimizando os efeitos negativos do trabalho remoto, proporcionando um ambiente de trabalho colaborativo e solucionando a questão da solidão. Para o design desses espaços, será utilizada uma abordagem descontraída e confortável, com tons claros de verde e azul, detalhes em madeira de carvalho e presença de plantas interiores. Seguindo o slogan do empreendimento “A Evolução Natural do Bem Estar”, esses espaços pretendem ser uma extensão das habitações, proporcionando conforto e felicidade aos residentes, seja durante o trabalho ou convívio, valorizando áreas comuns muitas vezes esquecidas.
Prevê-se a conclusão global dos trabalhos para o fim do primeiro trimestre de 2025.
A obra encontra-se neste momento com os dois edifícios em diferentes fases execução de trabalhos, o que permitiu aos alunos a perceção das diversas fases da realização dos trabalhos, num mesmo local e na mesma data.

Como já se expectava, de acordo com os docentes responsáveis e os alunos, a visita revelou-se de elevado interesse, tendo constituído para os nossos alunos mais um momento de contacto direto com uma grande obra em plena atividade. Sem dúvida constituiu uma importante fonte de conhecimento, sedimentação de conceitos e enriquecimento curricular.

Um agradecimento à entidade Promotora do empreendimento, Imodávila – Sociedade de Gestão e Investimentos Imobiliários S.A., pela disponibilidade e a forma cuidada como nos recebeu e guiou nesta visita.